Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Células-tronco em tratamentos estéticos: não compre gato por lebre

laboratorio-mayana1

Nos últimos meses foram publicados vários trabalhos relacionados com células-tronco (CT) e regeneração de pele. Primeiro foi um grupo francês que conseguiu, no final do ano passado, formar pele humana a partir de células-tronco embrionárias. Escrevi a respeito nessa coluna. Agora pesquisadores holandeses e suecos identificaram, em camundongos, a célula progenitora ou célula-mãe que dá origem a epiderme, glândulas sebáceas e bulbo capilar (Science, 12 de março de 2010).

Outro grupo americano descobriu, novamente em murinos, que ao inibir um determinado gene, o gene p21, eles conseguiam refazer a pele sem deixar cicatrizes . Todos esses achados são muito promissores, mas será que já estamos prontos para usar CT em estética? Para responder essa questão entrevistei o doutor Luis Bernardo Froes, que além de cirurgião plástico é professor de bioética da FMUSP.

Doutor Bernardo, vários profissionais anunciam que já estão usando CT em estética. Qual é a sua opinião a respeito? O senhor acha que realmente estão usando CT ou simplesmente injetando tecido adiposo retirado de lipoaspiração - uma prática que vem sendo realizada há muito tempo? (...) segue

Fonte :
veja .com - genética/ Mayana Zatz

Nenhum comentário: