Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mentes lentas geram as ideias mais criativas

Criatividade está relacionada a baixos níveis de substância encontrada nos neurônios

Do R7
Pesquisadores descobriram que quanto mais
lentas são as conexões, mais criativas são as pessoas

Embora uma internet lenta seja ruim para todo mundo, o mesmo não acontece com o cérebro, em que, quanto mais lentas as conexões, mais criativas são as pessoas, revelou a revista New Scientist nesta terça-feira (30).

Rex Jung, da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, e sua equipe descobriram que a criatividade está relacionada com baixo níveis do N-acetilaspartato, substância química que é encontrada nos neurônios e parece estimular a saúde mental e o metabolismo.

O pesquisador descobriu que as pessoas mais criativas possuem uma integridade na matéria branca mais baixa na região que conecta o córtex pré-frontal a uma estrutura mais profunda chamada tálamo, em comparação com seus colegas menos criativos. Jung sugere que uma comunicação mais lenta entre algumas áreas pode tornar as pessoas mais criativas.

- Isso permite a conexão entre ideias muito diferentes, mais inovações e mais criatividade. Os neurônios constituem a matéria cinza do cérebro: o tecido geralmente associado ao poder do pensamento, mais do que a criatividade.

A pesquisa de Jung está focada na matéria branca, que é formada, em grande parte, por bainhas gordas de mielina, que envolvem os neurônios.

Menos mielina significa que a matéria branca possui uma “intregridade menor” e transmite informações de forma mais lenta.

Vários estudos recentes sugeriram que a matéria branca de alta integridade no córtex, que é associada com funções mentais superiores, implicam um aumento na inteligência.

Mas Jung encontrou algo diferente na relação entre a matéria branca e a criatividade. Ele usou o DTI (tensor de difusão), uma nova máquina de ressonância magnética, para estudar a matéria branca em 72 voluntários.(...) segue

Fonte : R7 tecnologia e ciência

Nenhum comentário: