Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Depressão é uma doença que exige tratamento

Depressão é uma doença como outra qualquer que exige tratamento, compromete o corpo, o estado de humor e o pensamento, afeta o julgamento (senso crítico) e o comportamento social, caracteriza-se por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de trabalhar, dormir, alimentar-se e desfrutar de atividades anteriormente consideradas agradáveis pela pessoa.

A depressão de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa,afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física.

SINTOMAS DE DEPRESSÃO

Nem todas as pessoas com depressão apresentam todos os sintomas relacionados a seguir. Algumas apresentam poucos, outras, muitos. A gravidade dos sintomas também varia de indivíduo para indivíduo.
- Alterações do apetite e do sono.
- Inquietação, irritabilidade, impaciência.
- Idéias de morte ou suicídio; tentativas de suicídio.
- Tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio.
- Diminuição da energia; fadiga, sensação de desânimo.
- Dificuldade para concentrar-se, recordar e tomar decisões.
- Sentimentos de desesperança, pessimismo, culpa, inutilidade, desamparo.
- Dificuldade para começar a fazer suas tarefas ou de terminar as coisas que começou.
- Perda do interesse em atividades que anteriormente causavam prazer, incluindo a atividade sexual.
- Sintomas físicos e persistentes que não respondem a tratamento; por exemplo: dor de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica.

CAUSAS DA DEPRESSÃO

Considerada como um dos males do século, a depressão não é causada por apenas um fator. Provavelmente é conseqüência da combinação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, ambientais e sociais, entre outros.

TRATAMENTO

O tratamento depende da gravidade dos sintomas. Basicamente, é feito com psicoterapia e antidepressivos. Normalmente, os medicamentos demoram de 10 a 15 dias para surtir efeito. Além disso, a terapia com remédios deve durar no mínimo seis meses. O tratamento ideal deve ser aceitável pela maioria dos pacientes, ser previsivelmente eficaz e produzir mínimos efeitos adversos.

O paciente deve sempre ser muito bem orientado sobre os passos, o tipo e a natureza do tratamento a que está sendo submetido. Ele deve saber sobre a natureza dos medicamentos, suas ações e efeitos adversos, sobre o tempo previsto para sua ação terapêutica, bem como a previsão de tempo de uso.

O tratamento eficaz deve:
• eliminar os sintomas;
• melhorar o funcionamento ocupacional, interpessoal e conjugal;
• reduzir o potencial de suicídio;
• racionalizar recursos (reduzir o uso de serviços de saúde);
• melhorar a evolução a longo prazo.


[link]

Nenhum comentário: