Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Doença de Parkinson é tema de fórum em Alagoas

O evento, promovido pela In Neuro, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e tem como finalidade ampliar a discussão sobre a doença que afeta milhares de pessoas no mundo.

Parkinson.jpg
Mal de Parkinson é uma doença neurológica progressiva que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita.

Repórter: Mônica Lima

Uma oportunidade para os profissionais, cuidadores e portadores da doença de Parkinson, será o I Fórum Alagoano de Parkinson, que acontece na próxima sexta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal), a partir das 8h15.

O evento, promovido pela In Neuro, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e tem como finalidade ampliar a discussão sobre a doença que afeta milhares de pessoas no mundo.

Segundo a médica neurologista, Cícera Pontes, do In Neuro, a iniciativa tem como finalidade levar a discussão não apenas para os profissionais, mas envolver os portadores da doença, cuidadores e familiares, sobre o que é a doença e as suas peculiaridades e o tratamento que deve ser realizado por uma equipe multiprofissional. Cícera, que está à frente do evento, pretende viabilizar um programa de assistência para os portadores do Parkinson em Alagoas.

Após a abertura do evento, haverá a participação de Genário Couto, do Gruparkinson da Bahia, que vai falar sobre a doença na visão de um portador.

Num segundo momento, a farmacêutica Rusliene Pereira, da diretoria de Assistência Farmacêutica da Sesau fará uma exposição sobre o acesso dos pacientes aos medicamentos na rede pública.

A programação prossegue com palestras sobre as alterações na deglutição na doença de Parkinson, nutrição, qualidade de vida e portadores de doenças crônicas, programa de atenção ao parkinsoniano, diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson e uma apresentação de vídeos.

Doença - O médico inglês, James Parkinson, descreveu pela primeira vez a doença em 1817. Conhecida também como mal de Parkinson, é uma doença neurológica progressiva que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita. Mesmo com os avanços científicos, ainda permanece incurável.

Fonte : Site Da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Nenhum comentário: