O glaucoma é uma patologia crônica com inúmeras implicações à saúde humana. Suas variações correspondem à segunda causa de cegueira no mundo.
Por muito tempo, os especialistas sabiam que havia falhas na definição da doença. Porém, mais recentemente surgiu um novo paradigma para compreender o glaucoma: ele é uma doença degenerativa similar ao Alzheimer e ao Parkinson.
"Essas três doenças – Alzheimer, Parkinson e glaucoma – afetam as pessoas de idade mais avançada e envolvem uma perda seletiva de certos grupos de neurônios”, diz o médico Neeru Gupta, professor de Oftalmologia e diretor da Unidade de Glaucoma na Universidade de Toronto. “O Parkinson afeta o controle motor, enquanto o Alzheimer altera a cognição. Já o glaucoma atinge as células dos olhos. Quanto mais de perto olhamos essas doenças, mais semelhanças as patologias parecem ter, pois todas degeneram tecidos específicos”, conclui o especialista.
Para os pesquisadores, compreender os detalhes sobre como o glaucoma funciona pode oferecer um modelo mais simples para o estudo de outras doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer.
Tratamento
Por enquanto, o tratamento disponível para o glaucoma, em linhas gerais, é baseado na diminuição da pressão ocular, seja por meio de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. E enquanto os pesquisadores buscam outras formas de tratar o problema, as pessoas devem se cuidar e prevenir a doença.
Isso ocorre se for realizado, regularmente, o exame de rastreamento e diagnóstico precoce, bem como o cumprimento fiel às prescrições de seu médico, que pode indicar a melhor maneira para lidar com o problema em longo prazo.
Fonte: Expresso MT
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário