Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cuidado com o glaucoma, uma doença degenerativa que atinge os olhos

O glaucoma é uma patologia crônica com inúmeras implicações à saúde humana. Suas variações correspondem à segunda causa de cegueira no mundo.

Por muito tempo, os especialistas sabiam que havia falhas na definição da doença. Porém, mais recentemente surgiu um novo paradigma para compreender o glaucoma: ele é uma doença degenerativa similar ao Alzheimer e ao Parkinson.

"Essas três doenças – Alzheimer, Parkinson e glaucoma – afetam as pessoas de idade mais avançada e envolvem uma perda seletiva de certos grupos de neurônios”, diz o médico Neeru Gupta, professor de Oftalmologia e diretor da Unidade de Glaucoma na Universidade de Toronto. “O Parkinson afeta o controle motor, enquanto o Alzheimer altera a cognição. Já o glaucoma atinge as células dos olhos. Quanto mais de perto olhamos essas doenças, mais semelhanças as patologias parecem ter, pois todas degeneram tecidos específicos”, conclui o especialista.

Para os pesquisadores, compreender os detalhes sobre como o glaucoma funciona pode oferecer um modelo mais simples para o estudo de outras doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer.

Tratamento
Por enquanto, o tratamento disponível para o glaucoma, em linhas gerais, é baseado na diminuição da pressão ocular, seja por meio de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. E enquanto os pesquisadores buscam outras formas de tratar o problema, as pessoas devem se cuidar e prevenir a doença.

Isso ocorre se for realizado, regularmente, o exame de rastreamento e diagnóstico precoce, bem como o cumprimento fiel às prescrições de seu médico, que pode indicar a melhor maneira para lidar com o problema em longo prazo.

Fonte: Expresso MT

Nenhum comentário: