Visualizações de página do mês passado

sábado, 24 de julho de 2010

RNA oferece método seguro para reprogramar células, diz estudo

Estado imaturo induzido pode gerar novas células pluripotentes.
técnica com DNA traz risco de alteração no genoma e de câncer.

Do G1, em São Paulo


Pesquisadores do MIT usaram RNA para induzir fibroblastos (células do tecido conjuntivo) a expressarem quatro genes para reprogramá-las em estado imaturo

Pesquisadores do MIT usaram RNA para induzir fibroblastos (células do tecido conjuntivo) a expressarem quatro genes para reprogramá-las em estado imaturo (Foto: Yanik Laboratory / MIT)

Cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) desenvolveram nova técnica para substituir o DNA na reprogramação de células da pele em estruturas pluripotentes com o uso do RNA, conforme estudo divulgado na edição desta sexta-feira (23) do jornal PLoS ONE.

A equipe composta por Mehmet Fatih Yanik e Matthew Angel demonstrou que os genes necessários para a reformulação podem ser produzidos com o uso de RNA.

O próximo passo é garantir que o método leve à obtenção de células pluripotentes, capazes de gerar novos tecidos. Esta fase da pesquisa já está em desenvolvimento no MIT.

O estado imaturo, propício para gerar novas células, é uma promessa para o tratamento de doenças como diabetes e mal de Parkinson ao alterar geneticamente as estruturas afetadas no corpo dos pacientes.

Estratégias para reprogramação

As técnicas atuais para transformação trazem risco de desenvolvimento de câncer, como no caso do uso de vírus carregando DNA, que se integra ao material genético da célula a ser alterada. Outro método é inserir diretamente as proteínas sintetizadas em células maduras, porém os resultados são menos satisfatórios e o processo leva mais tempo e dinheiro. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Sáude

Nenhum comentário: