Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nova esperança para a cura da doença de Parkinson

Segundo a Wikipédia, Parkinsonismo, síndrome de Parkinson, parkinsonismo atípico ou parkinsonismo secundário é uma síndrome específica caracterizada por tremor, hipocinesia, rigidez e instabilidade postural. A causa mais comum de parkinsonismo é a condição neurodegenerativa conhecida como doença de Parkinson, entretanto, o parkinsonismo pode ser causado por diversas outras doenças, inclusive algumas toxinas, algumas doenças metabólicas, e outras condições neurológicas.

Vários tratamentos foram e estão sendo propostos para a cura desta doença, porém ainda não foi achado um método eficiente e duradouro.

Muhammad Ali

Vinte anos atrás pesquisadores tentaram injetar no cérebro de doentes de Parkinson, células cerebrais de fetos abortados. Mas os efeitos colaterais devastadores que algumas pessoas apresentaram forçaram os pesquisadores a interromperem os procedimentos. Muitas das cobaias humanas perderam o controle de seus corpos, e adquiriram movimentos espasmódicos para o resto de suas vidas.

Entretanto, o cientista britânico Dr. Marios Politis e sua equipe do MRC Clinical Sciences Centre no Imperial College London descobriram a causa desses movimentos espasmódicos, e se aproximam da interrupção destes efeitos colaterais com o uso de drogas e melhoramentos na técnica. Os grupos contra o aborto já estão de olho, e a polêmica sobre o uso de células de fetos abortados continuará.

Pelo menos é uma esperança para os milhares que sofrem desta doença no mundo todo, inclusive alguns famosos, como o boxeador Muhammad Ali e o astro de Hollywood Michael J Fox.

Fontes:

Traque Atomico

Wikipédia e Daily Mail

Nenhum comentário: