Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Conselho federal desiste de restringir viagem patrocinada de médicos

CFM chegou a falar em cassar licença caso regra fosse desrespeitada

Agência Estado

CFM (Conselho Federal de Medicina) desistiu de fazer uma resolução para restringir a ida de médicos a eventos científicos com o patrocínio da indústria farmacêutica. A regulação específica do tema poderia provocar punições, entre elas até a cassação do médico que a desrespeitasse. Um eventual acordo com a indústria farmacêutica também foi protelado para mais discussões.

O presidente do CFM, Roberto D'Ávila, diz que seria difícil fiscalizar o assunto caso uma resolução proibisse essas viagens.

– Queremos agir na base do convencimento, da argumentação.

No fim de junho, ao anunciar a promessa, D'Ávida disse que a restrição, especialmente para viagens de médicos que não vão apresentar trabalhos científicos, era um caminho sem volta. Afirmou ainda que, se não ocorresse acordo com a indústria, a medida seria feita via resolução e prometeu apresentar a proposta no dia 16 de julho.


A ideia, afirma agora o presidente do CFM, é buscar um "termo de ajustamento de conduta" com a indústria para evitar situações como a viagem patrocinada de profissionais que não apresentam trabalhos científico nos eventos. Os médicos, no entanto, não poderão ser punidos com base nesse termo.


Segundo a reportagem apurou, houve forte reação de médicos, especialmente da AMB (Associação Médica Brasileira), e da indústria promotora de eventos. Mesmo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) - que tentou recentemente disciplinar a relação entre laboratórios e médicos - tem se manifestado reservadamente contra a medida, por considerar que ela limita as possibilidades de atualização científica.

Fonte : R7 Notícias Saúde

Nenhum comentário: