Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Estudo liga gene do sistema imunológico à doença de Parkinson
16/08/2010 - Um gene ligado ao sistema imunológico pode ter influência sobre o desenvolvimento da doença de Parkinson, segundo pesquisa publicada na revista "Nature Genetics". A descoberta pode levar a avanços na busca por tratamentos eficazes.

Os autores afirmam que um gene na regão dos antígenos dos leucócitos humanos (HLA), que contém genes relacionados a funções do sistema imunológico, está fortemente ligado à doença de Parkinson.

"Isso significa que o sistema imunológico provavelmente tem um papel importante no desenvolvimento da doença de Parkinson", disse Cyrus Zabetian, da Universidade de Washington, autor do estudo.

O médico afirma que já havia pistas ligando o sistema imunológico à doença de Parkinson, uma doença neurodegenerativa que afeta entre 1% e 2% da população acima dos 65 anos.

A confirmação foi feita por meio de um estudo de longo prazo de mais de 2.000 pacientes com Parkinson e 2.000 voluntários saudáveis de clínicas dos Estados do Oregon, de Washington, Nova York e Georgia.

Pessoas com Parkinson sofrem tremores, têm movimentos lentos, enrijecimento muscular e dificuldade de se equilibrar.

Os pesquisadores analisaram fatores clínicos, genéticos e ambientais que pudessem contribuir para o desenvolvimento e para a progressão do Parkinson e de suas complicações.

"Encontramos provas fortes de que um gene da regão HLA está associado ao Parkinson", disse Zabetian.

Os genes HLA ajudam o corpo a diferenciar entre os tecidos do próprio corpo e os possíveis invasores.

"Não sabemos qual dos genes é, porque há um conjunto de genes nessa região, mas essa é a primeira ligação forte que prova que o sistema imunológico tem um papel nisso", disse o pesquisador.

Isso pode significar que infecções, inflamações e respostas autoimunes podem ter algo a ver com o desenvolvimento da doença, afirmou Zabetian.

"O que isso nos permite é focar no sistema imunológico", disse.

Ainda que os tratamentos atuais ajudem a melhorar os sintomas, nenhum consegue reduzir ou interromper a progressão da doença. Fonte: Folha de São Paulo.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro amigo Hugo, obrigado pela postagem, muita água vai rolar, mas nossa esperança é inabalável vejo com bons olhos o caminho que as pesquisas estão tomando.
O blog Mal de Parkinson tem sido uma fonte importante de informações e o amigo esta sempre atento em nos passar as ultimas novidades.