Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Poluição veicular eleva risco de doença respiratória entre jovens em SP

Estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP indica relação direta entre doenças e localização de casas

Agência USP


SÃO PAULO - Os poluentes emitidos por veículos na cidade de São Paulo aumentam as chances de crianças e adolescentes até 18 anos serem internados por doenças respiratórias. Um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP indica que há uma relação direta entre o aumento das possibilidades de jovens desenvolverem essas doenças e a localização de suas casas em locais de grande circulação de veículos. Isso acontece porque nessas áreas são maiores as concentrações de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados (PM).

A pesquisa da bióloga Giovana de Toledo teve orientação da professora Adelaide Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP. O estudo divide as concentrações de poluentes em quatro níveis, denominados quartis. O primeiro é o menos poluído - até 25% de concentração de poluentes - e o quarto é o mais poluído - mais de 75%. Verificou-se que nas áreas mais poluídas, entre elas a região do centro expandido de São Paulo, o risco de jovens serem internados por doenças respiratórias é maior.

Além disso, as chances de internação são diferentes para os períodos de inverno e verão. No quartil mais poluído, as chances chegam a 78% no inverno, ante 45% no verão. A diferença entre as estações também é verificada nas áreas menos poluídas. Nestas, no inverno, a chance de internação é de 56%, enquanto no verão baixa para 21%.

Segundo Giovana, nos dois períodos a poluição é maior onde o tráfego de veículos é mais acentuado, porém, no inverno, as internações são mais frequentes em função das características de temperatura e regime de chuvas, que dificultam a dispersão de poluentes.(...) segue

Fonte : Estadão.com.br - Saúde

Nenhum comentário: