Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MÍDIA DIVULGA INFORMAÇÕES ERRADAS SOBRE ATAQUES CARDÍACOS

Baixe no link abaixo documento em pdf:

http://www.4shared.com/document/IMOhBXor/Mdia_divulga_informaes_erradas.html


UMA LENDA PERIGOSA: COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE CARDÍACO QUANDO ESTIVER SOZINHO

A tradução brasileira dessa lenda fala em ataque cardíaco, muito embora a maioria das pessoas diga infarto, enfarto ou enfarte ao referir-se a esse tipo de ocorrência. (Segundo Tópicos Selecionados de História da Medicina e Linguagem Médica infarto e enfarte são duas coisas diferentes, mas isso não vem ao caso agora.)

A mensagem chama atenção pelo preciosismo de detalhes: a pessoa está aborrecida, às quatro e meia da tarde, a 8 quilômetros de distância de um hospital... [continua...]

TOSSIR FORTE 'PODE SALVAR VIDA DE CARDÍACOS'
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2003/09/030903_tossemla.shtml

DÚVIDAS

Belinda Linden, chefe de informação médica da Fundação Britânica do Coração, tem dúvidas. "Tem havido relatos que sugerem que tosse vigorosa durante severas dores no peito podem ajudar a recuperar e melhorar a circulação sanguínea, mantendo a atividade elétrica normal do coração", disse ela à BBC News Online.

"Isso pode estar baseado em alguns relatos de pessoas que usaram a tosse para manter alguma atividade cardíaca durante um ataque do coração", afirma ela.

"No momento, a Fundação Britânica do Coração não tem conhecimento de qualquer evidência convincente, baseada em estudos controlados, sugerindo que tossir vigorosamente seria de qualquer benefício para quem está sofrendo um ataque cardíaco", pondera. E conclui: "Portanto, não pode ser recomendado como uma medida de primeiros socorros."

CONCLUSÃO

Ajude a combater a proliferação desta desinformação.

Descobertas médicas, técnicas de salvamento, tratamentos milagrosos, e outras lendas/farsas urbanas são repassadas diariamente em e-mails anônimos que imploram para copiá-los para todos que você conhece.

Por sorte, a velocidade e a abrangência da internet, que a tornam tão fácil de espalhar desinformação perigosa, também facilitam a desmentir esta mesma informação. Você só tem que gastar alguns minutos para pesquisar e se informar.

Há um ditado que diz: “NEM TUDO QUE RELUZ É OURO”. Parodiando eu diria: “NEM TUDO QUE A INTERNET VEICULA É VERDADE”. Use o bom senso.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

http://www.incor.usp.br/

Endereço para correspondência:
Instituto do Coração/SP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 - 05403-900 - São Paulo/SP

Tel central: 55 (0xx) 11-3069-5000 - Fax central: 55 (0xx) 11-3082-2354


http://www.rochestergeneral.org/

Endereço para correspondência:
Hospital Geral de Rochester
1425 Ave Portland.
Rochester, Nova York 14621
Tel: (585) 922-4000

BAIXAR GUIA CARDIOVASCULAR
http://www.rochestergeneral.org/rochester-general-hospital/centers-and-services/rochester-heart-institute/
[no final da página, em inglês]

Para quem tiver disponibilidade e conhecimento do idioma inglês, fica meu pedido para traduzir e repassá-lo para o blog da ABP.

Abraços, *TT.

Nenhum comentário: