Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tratamento com células-tronco cura paciente com anemia hereditária

Cerca de 200.000 pessoas nascem por ano com algum tipo de talassemia

AFP

Uma terapia genética baseada em células-tronco se mostrou bem sucedida pela primeira vez para o tratamento da talassemia, um tipo de anemia hereditária. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (15) por uma equipe de médicos franceses.

Segundo o médico Philippe Leboulch, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, a terapia foi aplicada em um jovem de 21 anos, que iniciou o tratamento há três anos. Os médicos extraíam células-tronco da medula óssea do paciente e a “consertavam” em laboratório. Após isso, elas eram novamente injetadas no jovem.

- Ele passou a não precisar mais de transfusões sanguíneas há dois anos.

Para conseguir transferir o volumoso gene corretor para as células, os pesquisadores utilizaram um vetor viral derivado do HIV. O vírus só foi usado depois que os cientistas o tornaram inofensivo, sem poder de ação.

Para a professora Eliane Gluckman, principal coordenadora do teste clínico, trata-se de "um enorme progresso", que permitirá curar "pacientes que não podem fazer transplante de medula por não ter irmãos para fazer a doação".

Cerca de 200.000 pessoas nascem por ano com algum tipo de talassemia.

O jovem francês de origem vietnamita e tailandesa que recebeu o tratamento sofre de um tipo de "beta-talassemia", que é muito comum no sudeste asiático e na costa oeste dos Estados Unidos.(...) segue

Fonte : R7 Notícias/Saúde

Nenhum comentário: