Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Doença de Parkinson... não viva só!

Como posso ser mais útil e eficiente?
Esta edição da revista tem como objectivo ajudar os Doentes de Parkinson (DP) a combater o isolamento a que a grande maioriadeles se submetem. É fácil encontrar DP em casa, sem nenhuma atividade, recusando muitas das vezes sair de casa, seja para ir ao café, à associação, ao clube, jantar fora, visitar familiares ou amigos, etc.

À medida que o tempo avança e as dificuldades também, a tendência para o isolamento acentua-se. Partindo da doença de Parkinson, intrinsecamente lenta, em que cada indivíduo marca os seus tempos na realização de atividades, vamos tentar encontrar objetivos e atividades que não estejam diretamente relacionadas com o tempo, ou seja, atividades e ações em que o tempo não é importante na sua realização.

Uma atividade que nos pode ajudar a aumentar os nossos conhecimentos e a nossa atividade social, é a internet. Em rede, podemos conseguir informações sobre os domínios da mesma, de alta qualidade.

Procurar informação ajuda-nos a estar mais atualizados sobre a doença de parkinson
Fóruns: uma boa maneira de se abrir para com os outros e manter-se ativo. Outros fóruns como o da APDPk (http:// parkinson.informe.com/ ou no site www.parkinson.pt) também é uma boa ponte de relações sociais, de dar a conhecer a sua experiência com a DP, expôr as suas dúvidas, os seus medos etc. e conhecer os de outros doentes.

Outra alternativa para aumentar a sua criatividade e desenvolver mais círculos sociais, é o portal que hoje em dia está na moda: http://www.facebook.com. Este site de redes sociais pode ser acedido por qualquer pessoa que tenha uma conta de correio electronico (e-mail). Os utilizadores podem participar em uma ou mais redes sociais, relacionadas com as suas habilitações, o local de trabalho, a região geográfica. Pode ser mais um incentivo para nos mantermos ativos e independentes do tempo de utilização.

Jogos de mesa presenciais ou através de internet
Também se pode estimular a eficiência e a criatividade formando a nossa inteligência com jogos intelectuais como o xadrez, as damas, as cartas ou outros jogos de mesa em que nos podemos inter-relacionar com outras pessoas num ambiente calmo e descontraído. Se tem problemas de mobilidade ou de se mover, pode encontrar algumas páginas na internet onde pode jogar online, com outras pessoas.
[Deixo aqui um comentário pessoal: muito cuidado para não iniciar jogos com aposta em dinheiro, pois leva a problemas de enorme gravidade. Os jogos devem valer como passatempo, convívio social. Vale apostar grão de feijão, fatia de bolo, a última bolacha do pacote, beijinhos, quem lava a louça da janta, mas nunca dinheiro! *TT]

Fazer algo pelos outros
Outra forma para manter a sua atividade de uma maneira eficiente, é procurar a sua utilidade na sociedade com a participação em clubes, associações, a ajuda aos conhecidos e amigos na melhoria do seu estado social, e oferecendo a sua ajuda, formação, aptidões e conhecimentos profissionais, para o bem comum. Lembre-se que há sempre quem precise mais do que você! São atividades muito gratificantes, que além de beneficiarem o indivíduo activo, beneficiam também a sociedade.
[Como sugestão: para quem é professor,ou tem habilidades em artesanato ou artes plásticas, pode procurar abrigos de menores carentes e ajudar com reforço escolar ou ensinar alguma atividade de desenho, pintura, colagens. Faço isso nas férias. Costumo promover algumas oficinas de recreação com artesanato para adolescentes. E uma vez por mês vou à uma instutição de idosos para ler histórias ou poesia. As vezez algum deles pede para declamar um versinho que decorou, porque sempre deixo com eles algumas cópias de poesia. É muito gratificante! *TT]


Saber adaptar-se às circunstâncias
É importante não dar nada por garantido, estar preparado para tudo, mantendo a capacidade de inovar e de mudar, adaptando-se às circunstâncias do momento atual em que vivemos para que, apesar das nossas dificuldades, caminharmos paralelos à sociedade,mas no nosso ritmo.

Não se isole, viva a vida...!

Fonte: Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson - Revista PARKINSON Nº 29

Um comentário:

Unknown disse...

E para isso estamos aqui dois bate-papos por semana para ajudar não ficar sozinho, trocando experiências com amigos com as mesmas dificuldades.

Isolar-se só vai fazer a doença progredir, saia do anonimato, tire o luto do Parkinson,
temos amigos do coração como a Tetê que nos ajuda a passar matérias que possam facilitar seu cotidiano, venha e participe conosco dessa jornada de fé e esperança.

Nossa alegria é ver todos vocês a caminho da qualidade de vida.

Repita “Todo dia, estou cada vez melhor."