Hábito de apertar os dentes pode causar dor e desgaste dos dentes
O bruxismo é o habito de apertar ou ranger os dentes. Este comportamento involuntário é muito mais frequente a noite, ao dormirmos que durante o dia, mas, ás vezes, ele pode ocorrer tanto quando estamos em vigília como quando estamos descansando. Segundo a odontogeriatra Amanda Davanço, o problema costuma se manifestar em pacientes com quadros de ansiedade, depressão, durante a doença de Parkinson e em algumas fases da doença de Alzheimer.
A odontogeriatra revela que, muitas vezes, o paciente não sabe que tem o problema. Na maioria dos casos, ele só é descoberto através da queixa do barulho noturno que o parceiro(a) nota ou através do exame clínico em consultório odontológico.
Para Amanda, o bruxismo é causado predominantemente pelo estresse. O problema, associado a respostas emocionais, ativa o sistema nervoso e este, por sua vez, aciona uma atividade muscular intensa na face na tentativa de preservar danos à saúde de outros órgãos como o estômago, por exemplo.
Desta forma descarregamos toda a tensão do estresse na atividade mastigatória, o que dá origem ao bruxismo — explica.
A dentista alerta, no entanto, que é importante ter bem claro que o estresse não é a única causa do problema. Ele pode, ainda, ser um sintoma de outras patologias.
Associamos também ao bruxismo os problemas oclusais, que nada mais é do que o encaixe imperfeito dos dentes, que ocorre entre a maxila e mandíbula. Quando elas estão em desarmonia, podem desencadear o hábito de apertar ou de ranger os dentes — destaca.
Na infância, o bruxismo é muito comum, podendo ter como causa a fase intermediária da troca dental nessa faixa etária, que apresenta concomitantemente dentes de leite e dentes permanentes. Além disso, também nessa época, ocorre o crescimento ósseo e muscular da região.
Segundo Amanda, há ainda alguns biótipos, como aqueles pacientes que tem o rosto mais quadrado, chamados de braquecefálicos, que apresentam o músculo na mandíbula bem desenvolvido. Nesse grupo de indivíduos, o bruxismo é facilmente encontrado.
— Tratando o problema
Não importa a causa do bruxismo, o restabelecimento da harmonia oclusal reduz muito a dor e o hábito de ranger os dentes.
O uso da placa de mordida ou placa miorelaxante, é uma maneira de proporcionar um espaçamento forçado entre a maxila e mandíbula. Desta forma, há relaxamento muscular seguido imediatamente do alívio da dor. A mais longo prazo, explica a especialista, o uso da placa atua na diminuição da frequência do hábito.
Em alguns casos mais graves sugerimos a aplicação de Botox na face para diminuir a atividade muscular, isso é muito usado em pacientes com Alzheimer, por exemplo, que apresentam um bruxismo severo em determinada fase da doença e são pouco colaboradores para um ajuste oclusal ou mesmo o uso de placa de mordida — explica.
— Sinais e sintomas do bruxismo:
- sensação de cansaço muscular na face;
- dor na face;
- dor na cervical (região posterior do pescoço);
- dor de cabeça;
- dor na articulação da mandíbula e maxila, próximo ao ouvido;
- problemas gengivais;
- perda óssea ao redor do dente;
- mobilidade dental;
- fratura dental;
- desgaste dos dentes;
- erosão entre a raiz e a coroa dental, formando uma concavidade nesta região.
Fonte: Zero Hora
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário