Você provavelmente está vendo seus pais e
avós envelhecerem ativos e independentes.
O envelhecimento da população brasileira
– e mundial – vem se acentuando.
Porlaudia C Rodrigues e Tatiana RochaOs avanços da medicina e a melhoria nas condições de vida da população têm contribuído para aumentar a expectativa de vida dos brasileiros, que subiu 17 anos entre 1940 e 1980 – de 45,5 para 62,6 anos, respectivamente.
Em 2000, esse indicador chegou aos 70,4 anos, e deverá atingir 81,3 anos em 2050, quase o mesmo nível do Japão (81,6 anos), primeiro colocado no ranking. Aqui vão dez dicas para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos idosos que convivem com você.
1 Conserte os problemas na casa deles
“É importante escutar o idoso. E não devemos tratá-lo como uma criança”, diz Marianela Flores de Hekman, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, destacando a importância de estarmos atentos às suas necessidades.
Se, por exemplo, você perceber que seus pais ou avós não dizem que algo escangalhou em casa para não incomodá-lo, reforce o fato de que não quer mandar na vida ou na casa deles, sugere Marianela. Faça uma vistoria de manutenção e troque algumas lâmpadas, se necessário. Verifique se as maçanetas das portas são fáceis de abrir, e se as torneiras e descargas funcionam direito. Lubrifique dobradiças de janelas e portas, se estiverem emperradas. O gás deve ter sistema de segurança e é importante haver na casa algum tipo de alarme contra fumaça.(...) segue
Fonte : Revista Seleções
Nenhum comentário:
Postar um comentário