Doenças da visão
Dra. Amaryllis Avakian é médica oftalmologista e coordena o setor de cataratas do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo
Drauzio - O que é miopia?
Amaryllis Avakian – Miopia é um defeito da visão em que, por aumento da convergência da córnea ou do cristalino, ou porque o tamanho do olho é um pouco maior do que o padrão habitual, a convergência acaba ocorrendo antes da retina e por isso a visão fica embaçada (imagem 3)
Drauzio – Quais são as principais características da visão do míope?
Amaryllis Avakian – Miopia é um defeito da visão que pode ocorrer em qualquer idade.
A pessoa míope tem dificuldade para ver de longe, mas enxerga bem de perto.
Drauzio – É interessante notar que muitos idosos míopes tiram os óculos quando vão ler. Por que isso acontece?
Amaryllis Avakian – Nesses casos, em geral, há outros problemas envolvidos. Com a idade e o aparecimento de um pouco de catarata, a convergência da luz é aumentada no cristalino. Por isso, muitos idosos que usavam óculos para corrigir a miopia, com o avançar dos anos podem não precisar dos óculos para a leitura.
No entanto, para enxergar objetos situados à distância, a dificuldade continua. Acontece que, muitas vezes, eles nem percebem o problema, porque a vida do idoso acaba sendo mais restrita.
Drauzio – À que distância começam os problemas de visão para a pessoa míope?
Amaryllis Avakian – Tudo depende do grau de miopia que ela tiver. Em geral, ninguém nasce com esse distúrbio. Recém-nascidos, por exemplo, raramente têm miopia. Se têm, o defeito é pouco grave, mas tende a aumentar de grau com o crescimento
do olho.
Drauzio – Em que idade, geralmente, aparece a miopia?
Amaryllis Avakian – Isso varia de pessoa para pessoa, mas a miopia costuma aparecer por volta da adolescência. Sabemos que a criança emétrope, ou seja, que nasce com o olho normal no que se refere à refração da luz, tem tendência para desenvolver uma forma menos grave de miopia, porque o crescimento natural do olho pode favorecer a instalação desse defeito.
Fonte: Dr. Drauzio Varella – Site Oficial
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário