Visualizações de página do mês passado

domingo, 5 de dezembro de 2010

DOENÇAS OCULARES VII [Miopia]

Doenças da visão

Dra. Amaryllis Avakian é médica oftalmologista e coordena o setor de cataratas do Departamento de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo

Drauzio - O que é miopia?

Amaryllis Avakian – Miopia é um defeito da visão em que, por aumento da convergência da córnea ou do cristalino, ou porque o tamanho do olho é um pouco maior do que o padrão habitual, a convergência acaba ocorrendo antes da retina e por isso a visão fica embaçada (imagem 3)

Drauzio – Quais são as principais características da visão do míope?

Amaryllis Avakian – Miopia é um defeito da visão que pode ocorrer em qualquer idade.
A pessoa míope tem dificuldade para ver de longe, mas enxerga bem de perto.

Drauzio – É interessante notar que muitos idosos míopes tiram os óculos quando vão ler. Por que isso acontece?

Amaryllis Avakian – Nesses casos, em geral, há outros problemas envolvidos. Com a idade e o aparecimento de um pouco de catarata, a convergência da luz é aumentada no cristalino. Por isso, muitos idosos que usavam óculos para corrigir a miopia, com o avançar dos anos podem não precisar dos óculos para a leitura.
No entanto, para enxergar objetos situados à distância, a dificuldade continua. Acontece que, muitas vezes, eles nem percebem o problema, porque a vida do idoso acaba sendo mais restrita.

Drauzio – À que distância começam os problemas de visão para a pessoa míope?


Amaryllis Avakian – Tudo depende do grau de miopia que ela tiver. Em geral, ninguém nasce com esse distúrbio. Recém-nascidos, por exemplo, raramente têm miopia. Se têm, o defeito é pouco grave, mas tende a aumentar de grau com o crescimento
do olho.

Drauzio – Em que idade, geralmente, aparece a miopia?

Amaryllis Avakian – Isso varia de pessoa para pessoa, mas a miopia costuma aparecer por volta da adolescência. Sabemos que a criança emétrope, ou seja, que nasce com o olho normal no que se refere à refração da luz, tem tendência para desenvolver uma forma menos grave de miopia, porque o crescimento natural do olho pode favorecer a instalação desse defeito.

Fonte: Dr. Drauzio Varella – Site Oficial

Nenhum comentário: