Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Células-tronco da mãe são chave para tratar doença genética antes do parto

Resposta imune da mulher impede o feto de aceitar transplantes, revela estudo com ratos

estadão.com.br

SÃO PAULO - Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos EUA, tentaram solucionar um enigma científico que dura décadas, e a descoberta pode levar a avanços significativos na utilização de células-tronco para tratar doenças genéticas antes do nascimento. O trabalho será publicado na edição de fevereiro da revista Journal of Clinical Investigation.

Alexey Terskikh/Reuters
Alexey Terskikh/Reuters
Trabalho será publicado no
Journal of Clinical Investigation

Por meio de uma série de experiências em ratos, o time de cientistas concluiu que a resposta imune da mãe impede o feto de aceitar o transplante de células-tronco sanguíneas, e essa mesma resposta pode ser superada simplesmente por meio do transplante de células retiradas da própria mãe.

"O estudo é realmente animador, porque nos oferece uma solução simples que faz o transplante de células fetais ter uma meta alcançável", diz o autor sênior Tippi MacKenzie, professor assistente de cirurgia pediátrica na universidade e cirurgião fetal do Hospital Infantil Benioff, da UCSF. "Nós agora, pela primeira vez, temos uma estratégia viável para tratar problemas congênitos de células-tronco antes do nascimento", explica.(...) segue

Fonte : Estadão.Com.br - Ciência

Nenhum comentário: