Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

LEMBRANDO... As promessas dos presidenciáveis para a saúde

Daniel Jelin

Especialistas comentam as propostas dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) para a saúde. Confira e assista a trechos da propaganda eleitoral.

MUTIRÕES

O tucano José Serra foi quem mais promessas fez para o setor de saúde, em boa parte baseado em sua própria experiência como ministro, prefeito ou governador. Uma delas é a volta dos mutirões, um dos marcos de sua gestão no governo Fernando Henrique Cardoso. Ao vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Corrêa Lima, a proposta agrada - mas apenas como forma de cumprir a curto prazo uma demanda pontual: cirurgias de catarata e hérnia, por exemplo. Corrêa Lima avisa que mutirões não devem substituir planejamento. “Em saúde, nada que é feito em grande escala num curto espaço de tempo é muito recomendável”, diz. Marcos Bosi Ferraz, diretor do Centro Paulista de Economia da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concorda. No curto prazo, são aceitáveis, mas "sistemas de saúde não podem depender de 'mutirões', porque eles atestam a ineficiência da priorização, do planejamento e das políticas públicas". (...) segue

Fonte : Veja.abril.com - Saúde Pública

Um comentário:

Unknown disse...

Será que isso vai se tornar realidade?

Dilma promete construir 500 Unidades de Pronto-Atendimento, com foco nos casos de urgência simples. É uma estratégia para desafogar os pronto-socorros. Cumprir esta promessa exige investimento de 1,3 bilhão de reais. Seu alto custo fez com que, ao longo do governo Lula, fossem construídas apenas 77 delas.