Para evitar as doenças coronarianas é preciso ficar longe dos fatores de risco, como tabagismo, dieta rica em gordura saturada, hipertensão arterial, obesidade, estresse e falta de exercício.
Pessoas com diabetes e história familiar para doença coronariana ainda devem tomar mais cuidado, porque elas possuem risco aumentado para doença cardíaca. Uma vida saudável está diretamente ligada à saúde do coração, por isso vale a pena conhecer mais esse órgão, carinhosamente associado ao amor, e seus principais problemas.
Fique por dentro do seu coração
O coração é um órgão oco, muscular, de tamanho um pouco maior que de um punho, localizado no centro do peito, desviado mais para a esquerda, sendo protegido pelo osso esterno e pelas costelas. É dividido em quatro câmaras: duas — os átrios — estão localizadas súpero-posteriormente, e duas câmaras maiores — os ventrículos. Os átrios recebem sangue das veias e os ventrículos o bombeiam para as artérias.
Existem quatro válvulas (ou valvas) no coração que direcionam o sangue em sentido único, (normalmente) impedindo o mesmo de retornar à câmara anterior. Um septo divide o coração em dois lados, direito e esquerdo. O lado direito bombeia sangue para os pulmões, que recebem o oxigênio e liberam o gás carbônico, enquanto o lado esquerdo é responsável por receber o sangue oxigenado dos pulmões e bombeá-lo para todo o corpo.
Circulação coronariana
O músculo cardíaco recebe oxigênio e nutrientes através das artérias coronarianas, que são os primeiros ramos da artéria aorta, a principal artéria do corpo humano. Duas artérias coronarianas se subdividem na superfície do coração. A artéria coronariana direita, que irriga o lado direito do órgão e parte da região posterior, e a artéria coronariana esquerda, que se inicia em tronco único e subdivide-se em artérias descendente anterior e circunflexa, responsáveis pela irrigação da maior parte do músculo cardíaco.(...) segue
Fonte : Medcenter
Nenhum comentário:
Postar um comentário