Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brasil começa a produzir 10º remédio do coquetel contra Aids

País deve economizar R$ 400 milhões em cinco anos

Mariana Londres, do R7, em Brasília

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (9) a produção nacional do décimo medicamento do coquetel para o tratamento da Aids e hepatites, o tenofovir. A partir da próxima semana, 9 milhões de comprimidos serão produzidos pela Funed (Fundação Ezequiel Dias) e serão distribuídos na rede pública a partir de março.

Até agora o medicamento era importado de um laboratório americano. O remédio é livre de patente.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 64 mil pacientes de Aids e 1.500 pessoas que se tratam de hepatite fazem uso do tenofovir no país.

Com a fabricação nacional do produto, 10 dos 20 medicamentos do coquetel de antirretrovirais fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) passam a ser produzidos no país. Com isso, o país deve economizar, no mínimo, R$ 400 milhões em cinco anos, diz Dirceu Greco, diretor do departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde.

Confira também



- Além do custo reduzido, a produção no Brasil traz riqueza para o país e facilita que outros medicamentos sejam produzidos aqui. Traz tecnologia. Por isso, a economia é apenas inicial.

A estimativa de economia foi feita com base no preço que era cobrado pelo medicamento quando o projeto de produção nacional brasileiro foi iniciado.

Fonte : R7 Notícias Saúde
Veja Relacionados: Aids
Aids

Nenhum comentário: