Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FARMACOLOGIA E BENEFÍCIOS DO ALECRIM

Revista Brasileira de Nutrição Funcional

Ano 11 - Edição nº 48 - Abril de 2011


O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é uma erva medicinal bem conhecida e amplamente utilizada em todo o mundo, tanto como tempero quanto como ingrediente de bebidas e produtos farmacêuticos. Pertencente à família Lamiaceae, a planta é utilizada na medicina popular desde a Antiguidade como digestivo, tônico, diurético e em diversas outras situações. O principal composto encontrado no extrato solúvel de alecrim é o ácido rosmarínico, enquanto que, no extrato não solúvel, os principais compostos são o ácido carnósico e o carnosol.
No óleo essencial da planta são encontrados principalmente cânfora, alfa-pineno e 1,8-cineol. Quanto ao teor de minerais, destacam-se K+, Ca2+, Na2+, Mg2+ e P. Em relação à farmacologia do ácido rosmarínico, há evidência de que o mesmo seja degradado pela microbiota intestinal; no entanto, existem poucos estudos sobre o processo e os microrganismos envolvidos na degradação. Pesquisas sugerem que o composto seja absorvido, conjugado e metilado após sua ingestão, atingindo uma concentração máxima no plasma 30 minutos após o consumo. Dentre os benefícios do alecrim, destacam-se as intensas atividades antioxidante e anti-inflamatória, que justificam seus efeitos em diversas patologias. A erva possui, ainda, efeitos analgésico, antimicrobiano, antifúngico, colerético, hepatoprotetor, anticarcinogênico, antiulcerogênico, diurético, além de efeitos no sistema nervoso central. Poucos estudos relatam efeitos adversos do alecrim; no entanto, alguns estudos em ratos demonstram efeito embriotóxicos. Apesar de o alecrim apresentar uma grande variedade de efeitos benéficos orgânicos, a maioria das pesquisas foi realizada in vitro ou em animais, sendo necessários estudos em humanos que comprovem sua eficácia em diversas patologias, bem como a dose segura a ser utilizada, a melhor via de administração, além dos possíveis efeitos adversos, especialmente quando o uso for de longo prazo.
Precauções: Seguro como planta medicinal, o óleo essencial é contra-indicado por via interna durante a gravidez e em crianças até aos seis anos.

Leia também:

Estudos comprovam que, ao trabalhar ou estudar em uma sala com aroma de alecrim, as pessoas melhoram seu desempenho em testes de memória e ficam mais alertas, relaxadas e felizes.

“No cérebro, ela inibe a degradação dos neurotransmissores serotonina, dopamina e norodrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar”, esclarece. Vale reforçar que, por agir no sistema nervoso central, o uso indiscriminado é contraindicado.

Nenhum comentário: