Independente de sua idade , ou se você tem Parkinson ou não, é muito importante exercitar-se. Para pessoas com Parkinson isso se torna ainda mais importante, porque com o Parkinson o tônus muscular da pessoa se altera e-a musculatura se torna rígida. Dessa forma haverá uma restrição na variação dos movimentos das juntas, o que com o tempo, poderá causar danos e consequente dores locais.
O esforço extra necessário para atividades do dia-a-dia que o indivíduo com Parkinson tem , pode desencadear um sentimento de cansaço excessivo, levando a pessoa ao desânimo. Isso gera um círculo vicioso e conseqüente perda da moblidade, por parte da pessoa.. Como a dificuldade de locomoção é um dos maiores sintomas da doença de Parkinson, a pessoa deve se prevenir desse tipo de comportamento assim que ele apareça.
Diferentes tipos de atividades físicas podem manter o organismo da pessoa fisicamente saudável fortalecendo músculos e ossos, mantendo a pessoa flexível, preservando o equilíbrio diminuindo a probabilidade de quedas, mantendo o coração forte e saudável e mantendo o indivíduo relaxado.
Dicas para se manter-se motivado e com um bom nível de condicionamento físico:
- Procure uma atividade física que você goste, se alguma coisa é divertida é mais fácil aderirmos a ela
- Tente encontrar algum lugar perto de sua casa, para realizar suas atividades físicas
- Faça essa atividade em grupo, isso ajuda na integração social,
- Quando possível encontre dia e horário mais agradáveis para você, quando tiver companhia ou menos cansado
- Idade ou algum tipo de doença não pode ser um impedimento à atividade física, porém visite o seu médico se você tiver alguma preocupação sobre o seu estado de saúde geral
- Não fique frustrado se em algum dia o seu rendimento não for tão bom como em outros, persevere e você perceberá mudanças para melhor.
Eu posso continuar praticando algum esporte?
Sim.Muitas pessoas com Parkinson fazem natação, dança, jogam tênis, entre outros esportes. Há alguns outros tipos de execícios que também podem ajudá-lo como Yoga, Tai-chi, Pilates, Alongamento, Jardinagem, etc. Participando dessas atividades a pessoa se tornará mais integrada socialmente e afastará o sentimento de depressão que geralmente o indivíduo com Parkinson sente.
Tendo algum problema com alguma atividade não hesite em procurar orientações junto a um fisioterapeuta.
Até breve!
Tradução Renata Trugillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário