Visualizações de página do mês passado

domingo, 7 de agosto de 2011

PENSE E DANCE

CIENTISTA MOSTRA QUE A DANÇA MELHORA A CAPACIDADE COGNITIVA
DE PORTADORES DO MAL DE PARKINSON
Fernando Duarte (fduarte@oglobo.com.br)
LONDRES - Ex-dançarino profissional com doutorado em Psicologia pela Universidade de Cambridge, Lovatt se vê numa missão de defesa e promoção de seus estudos. Até porque, alguns resultados têm sido surpreendentes mesmo para os colegas que torcem o nariz para os métodos pouco ortodoxos desse inglês de 46 anos. Ao mesmo tempo que o Laboratório de Psicologia da Dança que ele coordena na Universidade de Hertfordshire gera publicidade em talk shows e programas de variedades, também gera resultados em estudos sobre passos e firulas na capacidade cognitiva de portadores do Mal de Parkinson. Lovatt e sua equipe constataram que dançar combate os efeitos mentais degenerativos da doença.
- Já existem outros estudos mostrando que a dança ajuda nas questões de mobilidade e equilíbrio dos portadores de Parkinson, mas o que pudemos ver nos nossos estudos é que há também influência cognitiva, sobretudo no processo de pensamento divergente, em que é preciso encontrar mais de uma solução apropriada para um problema. Basicamente a dança é melhor do que o exercício tradicional para essas pessoas - explica o cientista.  [...]

Um comentário:

Renata Trugillo disse...

Com certeza qualquer atividade física é fundamental para todos nós mantermos um bom equilíbrio físico e mental. A dança é uma atividade extraordinária. Adorei a postagem!

Um abraço