Visualizações de página do mês passado

domingo, 11 de dezembro de 2011

INTOLERÂNCIA À LACTOSE


O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida.

O QUE É LACTOSE E LACTASE?
A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

Referências:
Tulla H. Lactose Intolerance. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 19, No. 2, 165S–175S (2000)
International Foundation for Functional Gastrointestinal Disorders – www.iffgd.org

Um comentário:

Unknown disse...

Tetê excelente matéria, minha esposa sofreu muito até descobrir a intolerância á lactose e tomar os devidos cuidados. Parece que a coisa é hereditária, pois tenho dois netos com o mesmo problema.