Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resolvendo os Problemas de Fala de Pessoas com Parkinson

A Parkinson’s Uk é uma associação no Reino Unido que trabalha arrecadando fundos para pesquisas a fim de melhorar as condições de vida das Pessoas que tem a Doença de Parkinson.
O artigo que se segue foi publicado dia 12/12/2011 e fala sobre pesquisas na área.

Resolvendo os problemas de fala de pessoas com Parkinson através de aplicativos de smartphones.

Nova pesquisa financiada pelo Parkinson’s UK visa desenvolver novos aplicativos para telefones celulares que podem resolver o problema de fala vivido por muitas pessoas que tem Parkinson.
Nós demos ao Dr. Roger Eglin da Universidade de Portsmouth uma “bolsa de inovação” de 35 mil libras.
O projeto do Dr. Roger será de 12 meses e o principal objetivo é desenvolver novos aplicativos para telefones celulares para que as pessoas com Parkinson tenham uma melhoria na capacidade de falar e de se fazer entender por familiares, amigos e cuidadores.

Por que usar telefones celulares?

Muitas pessoas com Parkinson já tem e utilizam smartphones , pois é uma maneira efetiva, simples e barato de ajudar pessoas a melhorar a sua própria fala, ou seja,sua comunicação.
Um grupo da Universidade de Portsmouth já desenvolveu um aplicativo básico para telefone celular que melhora a fala. Mas este precisa ser melhorado e adaptado para pessoas com Parkinson.
Desenvolvendo um novo Aplicativo
O grupo de pesquisadores inclui Peter Nolan, Julia Johnson e Lee Prior. Eles colaborarão com Professor Ray Chaudhuri do King’s College.
O objetivo é desenvolver duas funções-chave para ajudar na fala das pessoas com Parkinson:  
1. Um “medidor de feedback” para mostrar as pessoas qual a altura de sua voz enquanto estão falando comparado com o ruído de fundo e ajudá-los a aumentar o volume de suas vozes a fim de que possam ser ouvidos claramente.
2. A função de “treinamento de voz” para encorajar as pessoas a falarem mais alto , o  que pode melhorar  a recepção da voz de quem está ouvindo.
Eles também irão testar esses aplicativos em pessoas com Parkinson em estágios inicias da pesquisa, para assegurar que eles sejam efetivos e fáceis de serem utilizados.

Resolvendo os problemas de fala com tecnologia

Problemas de fala afetam cerca de 70% de pessoas com Parkinson. Isso pode dificultar imensamente o dia-a-dia das pessoas e ter um impacto profundo em suas vidas. A fonoaudiologia ajuda muito, mas os profissionais têm um tempo limitado com as pessoas, pois em muitos momentos as pessoas não têm um terapeuta à disposição. O Dr. Roger que coordena as pesquisas disse:
“Se nós obtivermos o sucesso esperado poderemos ajudar as pessoas com Parkinson que tem dificuldade de fala, ajudando-as a se comunicarem melhor com os seus familiares e amigos, e também, aumentando a sua confiança em situações sócias.
Nós estamos muito satisfeitos pelo financiamento desse estudo que tem uma visão voltada para o futuro e que está usando os novos avanços da tecnologia para resolver problemas de fala.
Nós estamos comprometidos em financiar projetos de pesquisa inovadores como este que demonstram um grande potencial de fazer uma grande diferença entre as pessoas com Parkinson.

Artigo: Tackling Parkinson's speech problems with smartphone apps
Tradução: Renata Trugillo

Nenhum comentário: