Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Continuação...

TRAVADA NO ANDAR DO PARKINSONIANO  É SOMATIZAÇÃO

Como havia afirmado, o processo de andar e consequente  travamento das pernas pelo enrijecimento muscular é consequência da Somatização. Existem métodos utilizados por fisioterapeutas que ajudam a diminuir esse processo, mas como nada é perfeito, esses  métodos valem para alguns e para outros não. Isso ocorre devido a situação emocional de cada um. Uns não conseguem manter a calma outros conseguem amenizar o sintoma da somatização através da mudança no pensamento direcionando sua atenção para outras coisas.
No meu caso utilizo o processo respiratório.
Funciona da seguinte forma:
- Quando começo a travar, minha respiração diminui muito chegando até a quase não inspirar o oxigênio e isso aumenta a rigidez. Minha esposa e meus filhos me dizem para respirar. Isso provocou em mim uma consciência sobre o travamento.
Quando fazemos alongamento um requisito básico é a respiração, pois é através dela que a musculatura se solta. A respiração permite alongar muito mais, já que além de relaxar a musculatura a dor diminui muito. Quanto mais inspiramos mais relaxamos soltando as pernas. Mas só isso não basta, é necessário retomar o ponto de equilíbrio colocando os calcanhares no chão e a partir daí iniciar os movimentos levantando as pontas dos pés. A tendência natural do travamento é andar com as pontas dos pés, e isso fica quase que impossível, já que quanto mais se contrai mais pressão no chão exercemos com os dedos dos pés e aí o corpo vai e as pernas ficam. A queda é inevitável...
Outra maneira de minimizar o travamento é andar como se estivéssemos subindo uma escada.
Se utilizarmos a respiração e andar como se sobe uma escada fica muito mais fácil sair do lugar.
Até a próxima!
Grande e afetuoso abraço e um beijo em vossos corações.
Humberto (PK-13)

Nenhum comentário: