Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Últimas notícias de Portugal e do mundo > TVI24

 Uma equipa de investigadores de Coimbra descobriu que a principal causa da doença de Parkinson será a disfunção da mitocôndria, responsável pela produção de energia nas células, «contrariando algumas das últimas teses científicas» sobre a patologia.

A Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva e que se manifesta através de rigidez muscular, tremores, diminuição da mobilidade e instabilidade postural.

Afetará «mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo» e «em mais de 90 por cento dos casos» é de origem desconhecida, disse, nesta segunda-fira, à Lusa Sandra Morais Cardoso, líder do grupo de investigadores, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (UC).

O estudo, publicado na revista «Human Molecular Genetics», vem demonstrar que «a deficiência no tráfego intracelular (autoestradas celulares) é provocada pela disfunção das mitocôndrias dos doentes», que são responsáveis pela produção de energia nas células, consta numa nota divulgada pela UC. (...) segue
 


Fonte : Últimas notícias de Portugal e do mundo > TVI24

Nenhum comentário: