Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Folha de S.Paulo - Ciência - Bóson de Higgs é eleito a descoberta do ano pela "Science" - 21/12/2012




A detecção do bóson de Higgs, a partícula elementar que confere massa à matéria, chegou ao fim de 2012 no topo da lista da revista "Science" que elege as descobertas mais importantes do ano.
Editada pela AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), a revista também destacou o pouso do jipe Curiosity em Marte e o experimento que usou células-tronco para criar óvulos de camundongos. 

A escolha d aos outros cientistas responsáveis pela previsão teórica da partícula, o que não ocorreu. o bóson de Higgs pelo comitê da AAAS que determina a lista era esperada.
A revista, porém, deu boa parte do crédito pela descoberta a físicos teóricos que previram as manifestações da partícula -trabalho feito ao longo de 40 anos. 

A detecção do bóson no acelerador de partículas LHC, anunciada na Suíça em julho, foi o ápice de uma empreitada que completou, finalmente, o Modelo Padrão, a teoria que explica as partículas elementares, como o elétron e o fóton (partícula de luz). O bóson foi a última peça da teoria a ser observada.
"A descoberta não foi uma surpresa, porque era o que se esperava achar. Ela veio mais como um alívio", diz Robert Coontz, vice-editor da "Science", sobre as razões da escolha do prêmio. "Se o bóson não tivesse sido encontrado, seria preciso repensar tudo seriamente."


Editoria de Arte/Folhapress
 Fonte : Folha de S.Paulo - Ciência - Bóson de Higgs é eleito a descoberta do ano pela "Science" - 21/12/2012

Nenhum comentário: