Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Médicos fazem consulta online e já identificam até AVC pela internet - Notícias - R7 Saúde

Uma mulher de 48 anos dá entrada na emergência do Hospital Municipal do M´Boi Mirim, zona sul da capital. Os sintomas apontam para um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Após ser submetida a exames e procedimentos de urgência, a paciente recebe uma segunda avaliação. A consulta é online. A 17,5 km de distância, o neurologista Agnaldo da Costa confirma o diagnóstico e orienta o tratamento. Tendência m.undial para acelerar o atendimento e otimizar recursos, a telemedicina já é realidade em São Paulo.
A conferência, presenciada pela reportagem na semana passada, ocorreu em uma sala de plantão do Albert Einstein, no Morumbi, também zona sul. O hospital mantém convênio com o Ministério da Saúde para dar suporte a outros de menor complexidade. Além da unidade do M´Boi Mirim, participam do programa centros de Manaus, João Pessoa e Brasília de Minas (MG). Outros oito candidatos serão avaliados.
A comunicação é simples e não exige tecnologia sofisticada. Para que duas equipes médicas entrem em contato, bastam dois computadores equipados com câmeras de alta resolução, microfone e softwares específicos, além de acesso à internet sem fio. Pelo canal, médicos emergencistas e especialistas discutem procedimentos, avaliam exames, indicam medicação, cirurgias e até fecham diagnóstico de morte encefálica.
Fonte : Médicos fazem consulta online e já identificam até AVC pela internet - Notícias - R7 Saúde

Nenhum comentário: