Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Exercícios diminuem procura de idosos por unidade hospitalar | Minha Vida

A prática de atividade física, sem dúvida, ajuda o nosso corpo a ficar fortalecido e longe de uma série de doenças. Agora, o estudo realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) mostra que os exercícios podem fazer com que os idosos busquem unidades hospitalares com menos frequência. Os resultados serão publicados ainda esse ano na Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

Durante um ano, foram analisados dois grupos de pacientes com média de idade de 79 anos. O primeiro, com 48 idosos, praticou atividade física durante seis meses. Já o segundo, com 44, abriu mão dos exercícios neste mesmo período. Passados os seus meses, a amostragem foi avaliada a partir de entrevista e prontuário médico. O levantamento constatou redução de 35% no uso da unidade hospitalar por parte do grupo que praticou atividade física, comparado ao sedentário.

Houve também diminuição considerável no número de cirurgias, internações, exames de alta complexidade, uso do pronto-socorro e consultas ambulatoriais entre aqueles que fizeram exercícios. Para o especialista em medicina do esporte Samir Salim Daher, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e coordenador do estudo, a prevenção por meio das atividades físicas traz vantagens aos pacientes e também às unidades hospitalares, desocupando leitos e evitando a realização de procedimentos de maior complexidade. "Para um hospital como o HSPE, onde 60% dos pacientes internados são da terceira idade, a prevenção pode beneficiar outras pessoas que necessitam de atendimento médico", destaca.


Fonte :Exercícios diminuem procura de idosos por unidade hospitalar | Minha Vida

Nenhum comentário: