Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Jornal Hoje - Campanha alerta brasileiros sobre as complicações e sintomas da diabetes

Até o fim do ano, a Sociedade Brasileira de Diabetes vai fazer uma série de ações para alertar a população sobre a doença. No Brasil 13,5 milhões de pessoas sofrem de diabetes; 90% têm diabetes tipo dois, que é mais comum em pessoas acima de 40 anos. O que preocupa os médicos é que a metade dos diabéticos não sabe que tem a doença.
Depois que descobriu que sofria de diabetes tipo dois, o engenheiro civil Carlos Alberto Denti cortou os doces na hora dos lanches pela fruta. Hoje, aos 50 anos, ele encara com naturalidade o controle da doença. O kit para medir o nível de icglicose no sangue é companhia obrigatória. “Tive que fazer mais atividade física, bicleta, caminhada. A alimentação, a gente optou por alimentos mais naturais e menos calóricos”, diz.
É importante também não abusar dos carboidratos, como batatas, massas e arroz, porque após a digestão eles se transformam em açúcar. O ideal é escolher apenas um deles e completar o prato com uma porção de proteína, como uma carne grelhada, grãos e muita salada.
A insulina, substância produzida pelo pâncreas, transforma a glicose em energia para o corpo. A diabetes tipo um destrói as células do pâncreas, reduzindo a produção de insulina. Ou seja, sobra açúcar no sangue. A doença costuma atingir crianças e adolescentes e os principais sintomas são sede, perda de peso e excesso de urina.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu sou diabético e procuro seguir essas recomendações, meu xará (Balduino) da associação Brasileira de Diabetes do Brasil, tem toda razão em nos alertar a respeito da doença que esta se alastrando no Brasil graças aos vícios de alimentação.
Lembro sempre o peixe morre pela boca!