Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Fantástico - Substância extraída da maconha pode tratar um dos sintomas do Parkinson

Pesquisadores brasileiros descobriram que um remédio feito a partir do canabidiol cura um dos sintomas do Mal de Parkinson.

O Fantástico apresenta os resultados de um estudo científico inédito no mundo. Pesquisadores brasileiros descobriram um remédio que cura um dos sintomas do Mal de Parkinson.
Mas aí que começa a polêmica: o remédio é feito a partir de uma substância encontrada na maconha, o canabidiol.
As pessoas do vídeo acima estão sonhando. Mas não era pra gente saber com o que elas estão sonhando. Elas chutam, dão pontapés e fumam um cigarro imaginário. Esses pacientes têm um transtorno durante a fase mais profunda do sono, o ‘sono rem’, qualquer um pode ter esse problema. Mas ele é também um dos primeiros sintomas Doença de Parkinson.
“60% dos parksonianos têm essa alteração. Aí, você tem pessoas que, por exemplo, sonham que estão sendo assaltadas e que começam a lutar. Então você está com sua esposa do lado, você pode agredi-la, pode cair da cama, pode sofrer lesões muito sérias”, destaca Jaime Hallax, da USP de Ribeirão Preto.
Até hoje, não existia um remédio 100% eficaz que não tivesse efeitos colaterais nos pacientes com Parkinson.
Durante oito semanas, pesquisadores do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo analisaram o sono de 21 pacientes. Agora, no fim do estudo, eles estão animados com que acreditam ser a descoberta de um novo uso medicinal do canabidiol, substância encontrada na maconha, proibida no Brasil.
Os pesquisadores deram o canabidiol, que também é conhecido como CBD, para essas pessoas com Parkinson. E os problemas para dormir desapareceram. Em todas elas.
“100% dos pacientes que tomaram canabidiol, que tinham essa alteração, tiveram essa alteração resolvida”, diz Jaime Hallax.
Outros sintomas do Parkinson são: a tremedeira, rigidez nos músculos, e em alguns casos, depressão e demência.
Os neurônios mais afetados pela doença são os que produzem a dopamina, que ajuda a regular os movimentos, as emoções, o raciocínio, o sono e a memória. E é nessa região que o canabidiol atua, segundo os pesquisadores de Ribeirão Preto. Isso melhora a qualidade de vida dos pacientes.
A alteração do sono foi só o primeiro objeto de estudo. Os cientistas agora investigam se outros sintomas do Parkinson também podem ser tratados com a ajuda do canabidiol.
“O canabidiol também deve ter ação direta no Parkinson, isso também está sendo testado”, explica Jaime Hallax.
Eles acreditam que o remédio pode atrasar ou até mesmo impedir o surgimento da doença. Isso porque a agitação durante do sono costuma aparecer muito tempo antes dos outros sintomas. É como um alerta de que a doença está para aparecer.

veja um vídeo que rolou ontem no Fantástico entrando no link abaixo:

Nenhum comentário: