Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hipertensão e os perigos dos remédios caseiros

Hipertensão Arterial é uma doença crônica comum, que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros

Hipertensão Arterial é uma doença crônica comum, que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros. De acordo com o cardiologista Valmir Geraldo Costa, a doença ataca tanto pessoas do sexo masculino como do feminino, normalmente a partir dos 30, 40 anos de idade, mas, em alguns casos com tendências genéticas até em pessoas mais jovens.

A Hipertensão Arterial, conhecida como pressão alta, é uma doença difícil de ser diagnosticada por não provocar muitos sintomas, e porque na maioria das vezes os sintomas são facilmente confundidos com outras doenças, como: dor de cabeça, falta de ar, zumbido no ouvido entre outros. “Uns dos problemas principais enfrentamos no dia a dia é o abandono do controle ambulatorial da hipertensão, e o uso inadequado de medicamentos caseiros”, afirma Valmir Geraldo Costa.

A aposentada Alice Maria da Silva, 71 anos, é hipertensa há mais de 20 anos e sempre toma os famosos “chazinhos”, “além dos remédios receitados pelo médico. “Eu não deixo de lado aqueles chás que a vovó e a mamãe falavam”, diz a aposentada. O uso de medicamentos caseiros é um grande problema enfrentado pelos médicos, porque em alguns casos os pacientes abandonam os remédios receitados, e passam a tomar somente os feitos em casa, e isso pode agravar o quadro clinico do paciente.

O cardiologista fala do perigo em tomar remédios caseiros sem consultar um especialista. “Muitos chás e remédios naturais que são usados de maneira inocente, contém substâncias químicas que atuam como excitantes, principalmente os que são a base de cafeína que podem provocar aumento de pressão”, disse Valmir Geraldo.


Data: 10/06/2009 | Fonte: | Eu Notícias: Larissa Toledo - Unitri na Web
http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=57&id=9350&nomeCatNot=Sa%C3%BAde

Nenhum comentário: