Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tontura e Desequilíbrio

A manutenção do equilíbrio corporal é determinada pela integração funcional das informações do sistema vestibular, visual e proprioceptivo sob a coordenação do cerebelo. Os sintomas ocorrem quando há conflito entre essas estruturas.

A tontura nada mais é que a perturbação do equilíbrio corporal, sendo definida como ilusão do movimento, sensação de desorientação espacial rotatória ou não.

O tipo mais freqüente de tontura é a vertigem. A postural é aquela que surgem mudanças de posição corporal e cefálica. A vertigem aguda, em crises, acompanha sintomas neurovegetativos. A disfunção vestibular pode ser periférica ( labirinto e/ou cocleovestibular) ou central( ataxia, disartria, diplopia, incoordenação motora).

As síndromes vertiginosas periféricas são: doença de Meniére (vertigem, disacusia, zumbido, unilateral, em crises); vertigem cervicogênica (vertigens posturais ou não com limitação doas movimentos do pescoço); vertigem posicional paroxística benigna( crises de tontura e nistagmo com movimentos rápidos da cabeça), neuronite vestibular (ataque único de vertigem sem alteração da função auditiva, sugere-se causa viral); ototoxicoses (exposição a substâncias ototóxicas), vertigem postural (após movimentações postural aparece sensação vertiginosa que desaparece em alguns segundos); tumores do VIII nervo ( disacusia, zumbido unilateral tonturas), trauma labiríntico(fraturas da base do crânio).

As tonturas de origem central são malformações arteriovenosas, tumores cerebrais e cerebelo, enxaqueca vértebro-basilar e esclerose múltipla.

(...) segue

Fonte : Centro de Medicina do Idoso

2 comentários:

Anônimo disse...

O assunto foi amplamente discutido pelos amigos PK no Chat do Amigogamp do dia 05/10/09, veja abaixo o que se falou a respeito
23:07:31 - mcelinha : sim, as vezes fico tonta e caio
23:08:01 - samuel ABP fala para Mara59CachProlopa: o papa joao paulo II tambem tinha problemas de equilibrio e sogreu algumas quedas
23:08:37 - samuel ABP fala para Mara59CachProlopa: é em razão da alteração da postura com o corpo para frente e alterando o centro de gravidade
23:08:48 - RENATO MG : CAIR AINDA NÃO ACONTECEU, MAS NAS MINHAS CAMINHADAS SINTO MEIO AEREO
23:08:52 - mcelinha : semana passada, cai, raçlei cotoivelo,joelho, ombrpo
23:09:03 - samuel ABP fala para Mara59CachProlopa: a alteração da postura é uma das caracteristicas da doençla, entree ouitras
23:09:27 - RENATO MG fala para mcelinha: PORQUE NÃO USA UMA BENGALA?
23:09:32 - Mara59CachProlopa : Bem, tbem sinto o corpo inclinar para frente, mas não perco o equilibrio
23:09:38 - samuel ABP fala para Mara59CachProlopa: tenho aconselhado usar uma bengala como auxiliar
23:09:48 - mcelinha : sim, , comporei uma
23:09:58 - Mara59CachProlopa : sim, ajuda bastante
23:10:00 - DALVA.Campinas : eu uso bengala
23:10:04 - beto fala para RENATO MG: creio que sim pois não convivo com nenhum , tenho um pouco de desequilibrio mas o que realmente incomoda é quando quero andar e fico sem conseguir.
23:10:19 - cezarban : Levantei esse tema pq me aconteceu algo estranho entre outros que existem, entrei no box para tomar o banho de sábado eolhie para o chão, ví o tapete do box se mexer, quando na verdade era eu com tonteira. Me causa muita tonteira quando vou dormir, pois o meu quarto é super escuro e como já estou acostumado deiot logo, àss vezes caio direto na cama faznedo barulho.
23:10:47 - RENATO MG fala para beto: ESSE TRAVAMENTO É COMUM BETO
23:10:48 - samuel ABP fala para beto: isso é o que chamamos de congelamento. A ordem é parar e depois reiniciar a marcha
23:12:26 - ELMA57-PK.MOSSORO : EU J´´A SOFRI VARIAS QUEDAS, INCLUSIVE O ANO PASSADO FUI PRA O CONGRESSO EM RECIFE COM ESCORIAÇ~~AO NO ROSTO DE UMA QUEDA QUE SOFRI NA SAIDA DE CASA, MAS NAO SINTO TONTURAS, O MEU CASO ´´E SO FALTA DE EQUILIBRIO

23:13:35 - DALVA.Campinas : tenho uma bengala que se dobra em 4, uso na bolsa, super pratica
23:14:47 - cezarban fala para mcelinha: MCelia, agora vc terá que se policira mais, tá legal minha amiga
23:18:13 - cezarban fala para beto: A Dalva é nossa estrela, ela diz que usa bengala mas é uma bailarina dançando, leve no ar.
23:23:17 - DALVA.Campinas : meu causo ... uma vez fui a um restaurante em São Paulo.. quando levantei para sair.. desequilibrio e balancei.. a dona da outra mesa disse.. homem beber é feio, mas mulher é uma lastima... kkkkkkkkkk
23:23:26 - beto fala para cezarban: Falar do desequilibrio é complicado pois o corpo trava meu cérebro manda eu ir e o corpo diz não quero entao brigamos e mas numca cheguei a cair pois uso bengala , Observo que estou caminhando mal , os passos são curtos , mas tenho tido paciencia,
23:26:50 - cezarban fala para beto: Garotinho, não tema, isso é o normal do parkinsoniano, a gente aprende a ser ZEN, tudo com muita calma, equilíbrio e noção de espaço é o que mais pega na gente. Vc faz algum exercício?
23:27:00 - beto fala para DALVA.Campinas: Aconteceu que fui com amigos comemorar e bebi um pouquinho , quem disse que eu levantava,mas não estava tonto não piorou o meu comando remoto,
23:27:05 - DALVA.Campinas : no elevador.. entrei com a neta que ia pra escola.. entrei e travei...fiquei no canto e disse a neta.. vai que a vovó travou....daí entrava gente.. pois nao senhora, pode sair e eu sorria e dizia, obrigada, vou ficar mais um pouquinho e subia e descia

Baldoino disse...

Quem quiser acessar o bate-papo na integra basta acessar o link abaixo:

http://parkinsonchat.blogspot.com/2009/10/chat-do-amigogamp-do-dia-05-de-outubro_06.html

e para participar do amigogamp todas as segundas-feiras a partir das 20:00hs basta acessar:
www.amigogamp.com.br.