Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Saiba como conseguir remédios gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Programas federal, estadual e municipal oferecem desde analgésicos e pílulas anticoncepcionais até medicamentos para diabetes, Aids e doenças crônicas


Getty Images
Foto por Getty Images
Qualquer pessoa pode receber remédios básicos, desde antiinflamatórios, analgésicos e pílulas anticoncepcionais até os de alto custo

Está na Constituição: todo cidadão brasileiro tem direito à saúde. O que muita gente não sabe é que esse direito inclui também, além de atendimento médico e hospitalar, os medicamentos. Gratuitamente.

Qualquer pessoa pode receber remédios básicos, como antiinflamatórios, analgésicos, pílulas anticoncepcionais, medicamentos para diabetes e hipertensão, remédios estratégicos, que controlam doenças como tuberculose, meningite, malária, Aids, e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), e até mesmo os remédios considerados de alto custo, os chamados excepcionais.

Esses excepcionais são indicados para tratar doenças crônicas e/ou de uso contínuo e cujo valor do remédio ou do tratamento completo é muito caro para a população em geral. É o caso pacientes com câncer e os transplantados.

A Política Nacional de Medicamentos do Ministério da Saúde tem entre seus projetos a adoção do Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), uma lista de medicamentos que serve como diretriz para que os governos na esfera estadual e municipal possam criar suas próprias listas de acordo com a necessidade de cada região. (...) segue

Fonte : K7 saúde

Um comentário:

Baldoino disse...

No caso de medicamentos para os Doentes de Parkinson sabemos que isso não vem ocorrendo, esta na constituição, é um direito, mas, as políticas estaduais e municipais deturpam a lei, não cumprem com o estabelecido.
Poucos são os estados e cidades que regularmente fornecem medicamentos.
Precisamos atuar e denunciar as irregularidades, foi o que nossa amiga PK Regina do Rio fez colocou a boca no trombone, parece que deu resultado?