Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Estudo indica que pacientes com a doença de Alzheimer têm menor incidência de câncer

(Bibliomed). Ser portador da doença de Alzheimer poderia oferecer alguma proteção contra o câncer, e vice-versa: esta é a conclusão de um novo estudo realizado na Washington University School of Medicine em St. Louis, Estados Unidos. O estudo foi divulgado antecipadamente online pela revista médica Neurology,

Vários estudos anteriores mostraram uma menor incidência de câncer nos pacientes com doença de Parkinson, que, como a Doença de Alzheimer, é uma doença degenerativa que afeta o cérebro.

Na pesquisa atual, foram incluídos portadores da doença de Alzheimer, causado pela perda de células nervosas dentro do cérebro, e portadores de demência vascular, causada pela deficiência do fluxo sangüíneo para o cérebro (como causado, por exemplo, por um acidente vascular cerebral e outras causas cardiovasculares). Cerca de 3.000 pessoas com 65 anos ou mais foram incluídas na análise. A Doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência, e a demência vascular é o segundo tipo mais comum.

Segundo os resultados da pesquisa, ser portador de demência vascular no início do estudo não parece ter tido qualquer impacto sobre a hospitalização por câncer ao longo de oito anos de seguimento. Mas, em comparação com pessoas sem doença de Alzheimer, pacientes com Alzheimer tiveram 69% menos probabilidades de serem hospitalizados por câncer durante o mesmo período de tempo.

Além disso, o risco de desenvolver a doença de Alzheimer foi reduzido em 43% dos pacientes de cor branca com uma história de câncer, em comparação aos participantes sem câncer, mas esta conclusão não se manteve em outros grupos raciais e étnicos.

Fonte: Neurology, janeiro 2010.

Nenhum comentário: