Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que são xenotransplantes?

transplantes-humanos-ilustracao

Olá, Mayana. Sou leitora assídua da sua coluna em VEJA.com. Parabéns pelo seu trabalho! Doutora, gostaria que a senhora falasse na sua sua coluna sobre os xenotransplantes, dizendo o que são e como está o desenvolvimento deles. (Ana Elisa)

O que são xenotransplantes?

O termo xenotransplante é empregado para o transplante de células, tecidos ou órgãos de uma espécie para outra. Por exemplo: o transplante do coração de um porco ou macaco para o homem. Como existe uma escassez de órgãos humanos, cerca de 60% dos pacientes que aguardam um transplante acabam morrendo na lista de espera. Por isso, se fosse possível utilizar órgãos de outras espécies, muitas vidas poderiam ser salvas. Mas existem inúmeros problemas - tais como a rejeição, a transmissão de doenças e o ciclo de vida mais curto dos animais - que ainda impedem tornar essa técnica viável. Para quem trabalha com células-tronco humanas, transplantá-las para um modelo animal, que chamamos de xenotransplante, é um passo fundamental antes de partirmos para ensaios clínicos.

O que está sendo feito?

Estudos sobre os mecanismos de rejeição e como evitá-los poderão no futuro permitir xenotransplantes. É possível que órgãos de porcos, que são os que mais se assemelham aos humanos, possam no futuro ser manipulados geneticamente de modo a substituir órgãos humanos defeituosos. Por exemplo: poderia ser possível introduzir genes humanos no porco de modo a “enganar” o sistema imunológico humano e impedir a rejeição.

Camundongos nas pesquisas

Existem camundongos que são imunodeficientes. Os camundongos nude (”pelado” em inglês, devido à ausência de pelagem), por exemplo, têm uma mutação genética que inibe seu sistema imunológico. Aceitam qualquer transplante sem rejeitá-lo. Esses animais são preciosos para os cientistas porque permitem estudos em um organismo vivo.(...) segue

Fonte : Veja.com - genética Mayana Zatz

Nenhum comentário: