Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Países ricos fecham acordo para criminalizar remédios falsos

Nações emergentes temem que acordo seja usado contra medicamentos genéricos

Agência Estado
Quarenta países ricos fecharam um acordo para criminalizar comércio, produção e fornecimento de remédios falsificados. A medida preocupa nações emergentes, que temem que o novo acordo seja usado para fechar o cerco contra a produção de genéricos.

A decisão dos países ricos foi tomada na Basiléia, na Suíça, durante o fim de semana. A iniciativa abre caminho para que uma nova convenção seja apresentada, tornando a falsificação crime - e não apenas um delito econômico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos remédios vendidos na internet são falsificados.

Brasil e Índia já alertaram de que devem entrar com processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Europa, por fazer apreensões de genéricos. Bruxelas alega que as ações fazem parte da luta contra a falsificação de remédios.

O problema, segundo os países emergentes, é que o acordo visaria também a remédios que são produzidos na Índia e China e que não são patenteados nesses países. Um exemplo foi o bloqueio, na Holanda, de carregamentos de um remédio da Índia para o Brasil. A empresa que detinha a patente do medicamento na Europa apresentou denúncia, alegando que a passagem da versão genérica do produto pelo país seria ilegal.

Fonte : R7 - Noticias/saúde

Nenhum comentário: