Visualizações de página do mês passado

sábado, 15 de maio de 2010

Como detectar o envelhecimento [parte 3]

Distúrbios do sono
Mais da metade dos homens e mulheres com mais de 65 anos reclamam de algum problema relacionado ao sono. Muitos idosos sofrem de insônia com freqüência. Conforme ficamos mais velhos, nossos padrões de sono se modificam. Em geral, pessoas idosas dormem menos, têm o sono mais descontínuo e passam menos tempo nos estágios de sono profundo e de sonho do que pessoas mais jovens. No entanto, independentemente da sua idade, uma boa noite de sono é essencial para renovar as energias e fazer com que o corpo e a mente estejam equilibrados.

O que causa as desordens do sono em idosos?
Uma série de fatores pode contribuir para isso. As causas mais comuns são: Hábitos pobres de sono: padrões irregulares de sono e vigília. Consumir álcool antes de dormir pode aumentar o tempo de vigília e dificultar o sono. Dormir durante a tarde pode ter o mesmo efeito negativo

Doenças: certas moléstias crônicas são comuns em pessoas idosas e podem trazer maior dificuldade de se pegar no sono e de se ter uma boa noite de descanso.

Medicações: alguns remédios, principalmente aqueles que têm princípios estimulantes, podem dificultar o sono e levar à insônia.

Distúrbios psiquiátricos e problemas psicológicos: a velhice é caracterizada por uma série de diferentes eventos, alguns deles positivos, outros negativos. Por conta disso, algumas pessoas idosas passam por dificuldades psicológicas ou por desordens psiquiátricas que afetam a qualidade e a quantidade de sono. Mudanças ou acontecimentos como a morte de um ente querido, mudança para um asilo ou limitações físicas podem causar estresse e dificuldades para dormir.

Doenças do sono: apnéia, síndrome das pernas inquietas e desordem do comportamento do sono REM, podem estar associadas à velhice em alguns casos.

Aposentadoria: é comum que as pessoas aposentadas façam menos atividades em seu dia e isso pode levar a um padrão irregular de sono e vigília e a problemas crônicos de sono. Muitas vezes a pessoa inverte o horário de dormir, ou dorme durante a tarde e depois tem dificuldade em pegar no sono à noite.

Você está dormindo o suficiente?
Cada pessoa tem uma relação específica com o sono. Alguns precisam de oito, dez horas de sono para se sentirem renovados. Outros ficam satisfeitos com cinco, seis horas de sono. Pode ser que você esteja dormindo menos tempo do que quando era mais jovem. Mas, se você sente-se descansado e com energia durante o dia, pode ser que agora o seu corpo precise de menos tempo dormindo para se restabelecer. Se você, no entanto, notar que tem dormindo pouco e que isso está afetando suas atividades diárias, converse com seu médico.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário: