Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Drogas contra o Parkinson podem causar compulsão



11 de maio de 2010

Um estudo coordenado pela Universidade da Pensilvânia sugere que medicamentos usados no tratamento do mal de Parkinson pode deixar os pacientes viciados em jogos e sexo. De acordo com os cientistas, isso acontece porque essas drogas estimulam os receptores de dopamina do cérebro.

A dopamina é um neurotransmissor que auxilia a transmissão de mensagens entre as células do sistema nervoso. Baixos níveis da substância afetam o controle muscular e levam a tremores e à rigidez dos movimentos, sinais típicos do Parkinson. A dopamina está ligada também ao vício e à compulsão. No combate ao Parkinson, são usados os chamados agonistas dopaminérgicos, compostos químicos que ativam os receptores de dopamina no cérebro.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram mais de 3.000 pacientes de Parkinson no Canadá e nos Estados Unidos. Entre eles, 13,6% apresentavam algum sinal de compulsão. O vício em apostas foi identificado em 5% dos pacientes, enquanto 5,7% não tinham controle sobre as compras e 4,3% comiam compulsivamente. O vício em sexo foi reportado por 3,5% dos entrevistados.

Daniel Weintraub, autor do estudo, afirma que a relação entre os medicamentos e a compulsão ainda precisa ser melhor compreendida. "Estudos mais abrangentes são necessários para que seja comprovada a relação entre o tratamento a base de agonistas dopaminérgicos e o comportamento compulsivo", disse o pesquisador.

O estudo foi publicado nesta terça-feira na revista especializada Archives of Neurology.

Fonte: Veja.com

Nenhum comentário: