Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A boa notícia que a possível doença de Sergey Brin trouxe

por Luiza Dalmazo

Acabei de ler no site da Wired: Sergey Brin está procurando a cura do mal de Parkinson.

Graças aos avanços em testes genéticos, especialistas podem prever o aparecimento de doenças muitos antes que elas se manifestem. Submetido a um destes testes, o co-fundador do Google, Sergey Brin, descobriu que junto a seu genoma está uma mutação no gene LRRK2, uma alteração com cerca de 50% de chances de evoluir para uma doença degenerativa cerebral chamada de Mal de Parkinson.

Aproveitando-se de sua polpuda conta bancária, Brin planeja a fundação de uma espécie de centro científico de pesquisa para a cura da doença. Ele contribuiu com 50 milhões de dólares com o Centro de pesquisas de Parkinson. Mas o mais interessante não é isso.

A proposta de Brin é ultrapassar séculos de pesquisas com um tipo de ciência googável. Ele sugere a junção do poder computacional e a enorme base de dados existente. É um método que se basearia na sensibilidade algorítmica do Google e no poder da pesquisa científica. “O ritmo da investigação médica é glacial em comparação com o que eu estou acostumado na Internet”, disse ele à Wired.

Portanto, a ideia é coletar os dados, criar hipóteses e, finalmente, encontrar os padrões para que sejam encontradas respostas. E ele parece o cara certo para isso: tem dinheiro e os algoritmos para a tarefa.

A iniciativa poderia acelerar o andamento de pesquisas e a velocidade com que se encontram respostas para o funcionamento do corpo humano. Vacinas e métodos para a cura de doenças poderia aparecer mais rápido do que acontece hoje.

Parecem bons ventos que uma possível notícia triste trouxe.

FONTE:
EXAME

Nenhum comentário: