A partir desta semana entram em vigor as novas diretrizes das sociedades brasileiras de cardiologia, nefrologia e hipertensão sobre o consumo do sal. Antes o consumo recomendado pelos especialistas era de 6 gramas, mas esse número foi reduzido, este ano, para 5 gramas – com 2 gramas de sódio.
Para tirar as dúvidas sobre o assunto, Ana Maria conversou com o médico Guilherme Furtado em mais uma edição do “S.O.S Mais Você”. “A população brasileira come muito sal, em média com 10 gramas por dia. O sódio é que é o problema. O sal é importante desde que consumido na medida”, disse o médico.No palco do Mais Você, o médico mostrou alimentos que contêm muito sódio, como é o caso do catchup. “Uma colher de sopa tem 140mg de sódio. Quando você junta isso com um pão e salsicha, já ultrapassa o valor recomendado”, explicou.
O médico falou ainda que um grande vilão dos temperos é o molho shoyu. “Cada 100ml tem 5 gramas de sal. Por isso é importante a pessoa consumir o shoyu light, que tem menos sódio”, recomendou.
Guilherme explicou ainda que é preciso tomar cuidado com os produtos sem açúcar. “Produtos diets têm maior concentração de sódio”, falou o médico. (...)
Veja vídeo
Fonte : Mais Você
Nenhum comentário:
Postar um comentário