Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 19 de julho de 2010

AfroReggae toca com pacientes na ABBR em lançamento de campanha

Integrantes do AfroReggae, entre eles Anderson Sá (Ando) e Anderson Santos (Dada), participaram na última quarta-feira de um encontro na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) para o relançamento da campanha “Musicoterapia – Entre nessa sintonia”.

O intuito é convidar as pessoas a contribuir com a iniciativa para que mais pacientes tenham acesso à terapia. Muitos não têm como arcar com os custos do tratamento, que pode chegar a R$ 240 por mês.

O grupo batucou algumas canções, como Cidade Maravilhosa e Trem das Onze, com os nove pacientes presentes e com a musicoterapeuta da instituição, Therezinha Jardim. Dada ficou bem animado vendo a disposição de todos, como seu Sebastião, que tem mal de Parkinson, e Carolina, que sofreu um AVC. “Já dei aula em muitos lugares no mundo, mas vocês estão de parabéns. A energia aqui é 10!”, festeja o músico.

Durante a apresentação, a dor e as limitações deram lugar ao som de reggae, funk, drum’bass e samba. Pacientes interagiram com os integrantes do grupo numa só harmonia. Dada contou um pouco da história de superação de Anderson Sá, que sofreu acidente grave fraturando a coluna e hoje está recuperado. Ele lembrou que foi muito difícil quando viu o vocalista no hospital só mexendo os olhos.

O percussionista acredita que “nada na vida é impossível e o Anderson é exemplo disso”. Para ele, a recuperação é fruto do pensamento positivo. Ao final, Dada disse que a “música nasce com todo mundo, pois ela não tem fronteiras”. Já Ando pediu para que todos incluam sempre a música em suas vidas.

A técnica é utilizada há mais de 40 anos na ABBR e apresenta ótimos resultados em crianças, adultos e idosos com Parkinson, Alzheimer e outros problemas. Segundo Therezinha, a musicoterapia ajuda a trabalhar o lado emotivo, pois o paciente leva para a sessão canções que fazem parte da história dele. “Se ele não consegue verbalizar, trabalha essa emoção através da música”.

A campanha foi criada em setembro de 2006. Nesses três anos e meio, cerca de 102 pacientes já foram beneficiados. O programa de tratamento inclui um pacote com, no mínimo, 60 sessões e dura, em média, seis meses. A meta agora é ampliar o número de doadores para dar oportunidade para cada vez mais pessoas.

Quem quiser contribuir com a campanha pode entrar em contato com a ABBR pelos telefones (21) 3528-6355 e 3528-6356 ou ir à instituição, localizada na Rua Jardim Botânico, 660, Jardim Botânico. Quem preferir, pode efetuar depósito no Bradesco, na C/C: 21517-1 e Ag.: 1444-3. O site da instituição é www.abbr.org.br.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário: