Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Visualizações de página do mês passado
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE8]
MASOTERAPEUTA [MASSAGEM]
A associação de tratamento farmacológico com outras terapias tais como, a fisioterapia, a fonoaudiologia, a psicologia, a terapia ocupacional costumam ser suficiente para melhorar a qualidade de vida do paciente.
É muito importante o diálogo entre o neurologista e o massoterapeuta, pois os dois devem trabalhar em conjunto, devem escolher a técnica da massagem de acordo com a necessidade do paciente.
A doença de Parkinson não dá descanso aos músculos do doente, estes ficam fatigados, por isso a técnica de relaxamento e o uso da massagem são indicados, quando estes recebem a massagem melhoram a circulação sanguínea, os músculos relaxam e ganham flexibilidade reduzindo o stress e ansiedade do paciente.
Assim os comprometimentos físicos em decorrência da rigidez muscular e da lentidão dos movimentos têm nessas terapias a diminuição dos efeitos dos sintomas que são acometidos os doentes.
A massagem é uma forma de terapia complementar que deve considerar o ser humano na sua totalidade - ao nível físico, mental, emocional e energético.
Esta recente forma de "olhar" para a massagem tem proporcionado um grande desenvolvimento nesta área com o surgimento de novas técnicas de massagem, novos métodos de reeducação postural e novas terapias manipulativas.
Há mais de 60 tipos diferentes de massagem, pelo que é muito importante cada pessoa ter a noção de qual o tipo de massagem que mais lhe convém. Quando mencionamos "60 tipos de massagem", o que na realidade se quer transmitir é que há mais de 60 tipos de terapias complementares que incluem a prática da massagem na sua terapêutica. Cada tipo de massagem tem um fundamento próprio e atua em partes diferentes do corpo, pelo que cada pessoa se deve questionar sobre o que realmente procura quando pretender uma massagem: relaxamento mental, alívio de alguma dor específica, descontração física, estimulação energética...
Há cerca de 6000 (seis mil) anos atrás, a ciência da Ayurveda começou na Índia. A massagem ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos.
Shiatsu - é um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos.
A Digitopressura Do-In é uma técnica de massagem de origem chinesa que visa a preservação ou recuperação da saúde, através da pressão exercida com os dedos sobre os pontos de acupuntura.
Massagem tailandesa auxilia no reequilíbrio físico e mental trabalhando intensamente o relaxamento muscular através de movimentos com foco em alongamentos.
Reflexologia, ou terapia por zona, é uma prática que estimula pontos nos pés, mãos ou orelhas (chamados de zona de reflexo), acreditando que isso trará efeitos benéficos em algumas partes do corpo ou melhorará a saúde geral. A forma mais comum é a reflexologia dos pés. Os praticantes acreditam que o pé seja dividido em zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo.
Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar
Portal da Massagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário