Visualizações de página do mês passado

domingo, 4 de julho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE11]



VII -2-
NUTRICIONISTA

Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que incluem as gorduras, os óleos e as ceras. Muitos lipídios são importantes no controle da quantidade de outros lipídios, como o bom colesterol (HDL), que ajuda a controlar o meu colesterol (LDL) Estes não podem ser eliminados totalmente da dieta. Os chamados ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são encontrados nos óleos de peixes, e são cardioprotetores, ou seja, protegem o coração de várias doenças. Por isso é sempre aconselhável substituir alimentos gordurosos por outras fontes de lipídios mais saudáveis, como frituras por saladas temperadas com azeite de oliva.

Para reduzir o colesterol:
- Fazer atividade física,
- Diminuir o consumo de frituras, preferindo alimentação cozida,
- Evitar queijos amarelos, pães e bolos com recheios, gema de ovo, carnes gordurosas, embutidos, frutos do mar, manteigas, cremes de leite, banha.
- Aumentar o consumo de frutas e hortaliças.

Os carboidratos são a principal fonte de energia da dieta humana, o mais abundante encontrado na natureza é a glicose, mas existe a frutose e a galactose.

As fibras na dieta alimentar promovem uma função normal do intestino, pois estimulam a sua movimentação, sendo que as insolúveis aumentam o tempo de transito e o volume do bolo fecal, tendo assim um efeito laxativo. É importante salientar que a ingestão de fibras com o aumento do consumo de água pode resultar em constipação em pacientes com longa história de constipação crônica. Como os indivíduos portadores da DP costumam se queixar da constipação intestinal,sendo que a freqüência aumenta com a idade do paciente e também com o uso de certos medicamentos, o médico neurologista deve ser informado, pois o tratamento com o medicamento Levadopa, pode ser atrapalhado. O levadopa deve ser levado até o cérebro para se transformar em dopamina. Se a levadopa ficar muito tempo no intestino, as bactérias transformam a em dopamina ali mesmo no intestino e a dopamina não entra no cérebro. Sabemos também do mal estar causado pelo intestino preso, contribuindo para a irritação e o nervosismo do paciente. Para aliviar este incomodo o médico deverá prescrever um laxante adequado.

Conselhos da nutricionista com relação à dieta alimentar de um paciente de DP estimular o funcionamento do intestino:
- Pela manhã, tomar água de ameixa preta seca e comê-la,
- Não adiar o horário de ir ao banheiro.
- Tomar muito líquido entre as refeições (oito copos dor dia)
- Mastigar bem os alimentos,
- Ingerir iogurte diariamente,
- Comer frutas-laranja com bagaço, melão, melancia, ameixa, usa abacate, morango,(pelo menos três porções de frutas ao dia).
- Comer vegetais.
- Usar feijão, lentilha, grão de bico.
- Usar mel para adoçar líquidos.
- Usar cereais integrais.
- Não abusar de arroz branco, batata, mandioca.
- Evitar embutidos, pastéis,frituras, polpa de goiaba, limão.

Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar

Nenhum comentário: