Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Para retardar o envelhecimento dos olhos, adie o uso de óculos

A presbiopia - a popular vista cansada - é um sinal natural do envelhecimento e aparece para todo mundo

FREDERICO GOULART - A Gazeta

Empolgado, você passa a mão naquele livro favorito para dar continuidade a uma leitura interessante quando percebe que as letrinhas começam a parecer tão pequenas quanto as de uma bula de remédio.

Depois de espremer os olhos e esticar os braços para tentar achar um ponto onde elas pareçam visíveis, você conclui que nada adianta. A presbiopia - a popular vista cansada - é um sinal natural do envelhecimento e aparece para todo mundo. A boa notícia é que dá para retardar, ao menos um pouco, a dificuldade de enxergar de perto.

Resistir ao máximo até recorrer aos óculos e exercitar os olhos lendo na maior distância que você conseguir são alguns caminhos. É o que recomenda o oftalmologista Kamel Kauerk Moysés.

Leia outras notícias no Vida Saudável

"Contra esse problema não há nenhum tratamento eficaz. Mas para que ele não chegue tão cedo aos olhos, o melhor caminho é retardar ao máximo o uso do óculos de grau para perto", recomenda. Segundo ele, quando a pessoa opta cedo pelo óculos ela faz com que os músculos dos olhos deixem de ser estimulados e comecem a enfraquecer.

Outro passo é tentar, desde cedo, afastar o objeto de leitura dos olhos. "Normalmente lemos com uma distância de 35cm. Tentar aumentar esse espaço para, em média 40 a 42 cm, ou o máximo que a pessoa conseguir, vai forçar o músculos e exercitar mais a visão", diz o médico.

Vista cansada

A presbiopia também é conhecida como a menopausa dos olhos. Esse apelido se dá pois se trata de um distúrbio que surge, em média, a partir dos 40 anos. E, como explicam os especialistas, tal qual o fenômeno que atinge as mulheres, é impossível escapar da presbiopia. Independente do sexo, todas as pessoas um dia irão sentir nos olhos os efeitos do passar dos anos.

Os sintomas começam devagar, com a necessidade de uma distância maior para a leitura - a média normal é de 35 centímetros. E esse não é um problema que todos conseguem perceber rápido. O processo é lento e é causado pela diminuição da função do músculo, algo crescente com o passar dos anos.

O uso de óculos de grau é a alternativa mais usada, com lentes bifocais e multifocais. Há também duas opções de lentes de contato: as multifocais e a monovisão.

Quando as letras parecem sumir
Saiba o que é a presbiopia e o que fazer quando ela aparece

O que é. É a dificuldade de visão para perto a partir dos 40 - 45 anos de idade. Para ler com maior nitidez e conforto, é necessário afastar um pouco a leitura

Condição Natural. A presbiopia é uma condição natural que afeta todas as pessoas. É resultado do envelhecimento do cristalino, que funciona como uma lente, permitindo focalizar a visão para diferentes distantes

Tratamento. Não existe um tratamento difundido eficaz para a presbiopia, mas ela é compensada com o uso de óculos para perto. Recentemente surgiram algumas intervenções cirúrgicas

Aumento. A dificuldade inicial, que é ligeira, vai aumentando progressivamente até estabilizar por volta dos 60 - 65 anos, bastando trocar as lentes a cada dois anos, em média

Solução. Quem já tem outros problemas de visão pode optar pelas lentes multifocais, que permitem ver bem a todas as distâncias, usando apenas um óculos

Cirurgias já corrigem problema

Quem já sofre há tempos com o problema de vista cansada e não aguenta mais recorrer aos óculos para perto - aqueles que normalmente ficam escorados na ponta do nariz - , já pode comemorar o surgimento de cirurgias para tratar a presbiopia.

Hoje existem alguns tipos de intervenção que podem solucionar o problema de uma vez. Uma delas, ainda pouco utilizada, altera a curvatura da córnea, o que permite que os olhos consigam enxergar melhor a determinadas distâncias.

Em São Paulo, há dois anos o hospital Albert Einstein também oferece a cirurgia presbilasik, uma técnica ainda pouco difundida. A cirurgia altera o formato da córnea e também a profundidade do foco do olho.

Outra operação, esta bem mais comum, é voltada, apenas, para quem sofre de catarata. O cristalino opaco - lente natural do olho - é removido. Na sequência é implantada uma lente intraocular multifocal e artificial. "O procedimento livra o olho da catarata e devolve a visão de perto", esclarece o oftalmologista Kamel Kauerk Moysés.

Nenhum comentário: