Cientistas comprovam ações benéficas e maléficas de substâncias presentes nessas bebidas
Ter como hábito tomar café e certos tipos de chá traz consequências para a saúde. Algumas, boas. Outras, nem tanto. Estudos científicos comprovam a eficiência do café na prevenção e no combate de males como diabetes, mal de Parkinson, depressão e mal de Alzheimer, por exemplo. A responsável pela boa ação seria a cafeína, substância estimulante.
Porém a bebida, uma das paixões dos brasileiros, tem gorduras que desencadeiam o aumento das taxas de colesterol no sangue. Lembre-se de que o colesterol é um dos responsáveis pelo entupimento das artérias e, consequentemente, de derrame, infarto e trombose. A dica para reter o excesso das substâncias nefastas é optar pelo café coado em filtro de papel ou tecido.
Outro efeito colateral do café - e também dos chás preto, verde e mate - é a taquicardia. Portanto, hipertensos devem restringir o consumo diário. Uma saída é substituir a bebida por chás de camomila, hortelã ou erva cidreira, mais suave.
Um comentário:
Sentado ao computador em Shangri-la acabo de sentir aquele cheirinho de café tomar conta do ar convido todos vocês a participar.
Postar um comentário