Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Gosta de tomar café ou chá? Saiba as consequências para a saúde

Cientistas comprovam ações benéficas e maléficas de substâncias presentes nessas bebidas

Do Domingo Espetacular

Ter como hábito tomar café e certos tipos de chá traz consequências para a saúde. Algumas, boas. Outras, nem tanto. Estudos científicos comprovam a eficiência do café na prevenção e no combate de males como diabetes, mal de Parkinson, depressão e mal de Alzheimer, por exemplo. A responsável pela boa ação seria a cafeína, substância estimulante.

Porém a bebida, uma das paixões dos brasileiros, tem gorduras que desencadeiam o aumento das taxas de colesterol no sangue. Lembre-se de que o colesterol é um dos responsáveis pelo entupimento das artérias e, consequentemente, de derrame, infarto e trombose. A dica para reter o excesso das substâncias nefastas é optar pelo café coado em filtro de papel ou tecido.

Outro efeito colateral do café - e também dos chás preto, verde e mate - é a taquicardia. Portanto, hipertensos devem restringir o consumo diário. Uma saída é substituir a bebida por chás de camomila, hortelã ou erva cidreira, mais suave.

Confira também


Um comentário:

Unknown disse...

Sentado ao computador em Shangri-la acabo de sentir aquele cheirinho de café tomar conta do ar convido todos vocês a participar.