Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Substância reduz efeito nocivo de quimioterapia

Descoberta pode permitir aumento das doses de remédio contra tumores gastrointestinais sem prejudicar organismo

- O Estado de S.Paulo

Pesquisadores americanos desenvolveram uma droga capaz de reduzir efeitos colaterais de um quimioterápico usado no tratamento de tumores do sistema gastrointestinal. Se os bons resultados obtidos em testes com ratos se confirmarem em humanos, a descoberta permitirá aumentar as doses de quimioterapia sem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.

O CPT-11 é um quimioterápico usado principalmente no tratamento do câncer de intestino, mas também tem se mostrado eficaz contra tumores no estômago, pulmão e até no sistema nervoso. O medicamento, no entanto, irrita o sistema digestivo e causa diarreia - que pode ser grave em até 30% dos casos. Isso acaba limitando as doses da quimioterapia e pode comprometer a eficácia do tratamento.

Esse problema ocorre durante o processo de excreção do CPT-11. Após matar as células tumorais, o quimioterápico é transformado em um composto inerte e, assim, deveria ser eliminado do organismo.

No entanto, uma enzima produzida por uma bactéria presente no intestino humano reativa a droga, que passa então a atacar o tecido intestinal.

Em pesquisa divulgada recentemente na revista Science, cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, relatam ter conseguido desenvolver uma nova droga capaz de inibir a produção dessa enzima sem causar prejuízo à flora intestinal.

Fonte : Estadão.com.br

Nenhum comentário: