Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SUMIÇO DE MEDICAMENTOS PARA PARKINSON - REUNIÃO NA SANDOZ

... ola meus Amigos

Vou procurar resumir a Reunião de ontem na Sandoz, dia 20 de Dezembro, as 10hs, da qual participaram

- de Campinas Omar e George
- de São Paulo Samuel e Moacir
- pela Sandoz João Carlos Ferreira Junior, Diretor de Prescrição, Celso Pereira Ruiz e Karina Amaral, ambos de Negócios Institucionais

Evidente que teremos no mínimo 3 versões :

- versão Sandoz
- versão Boehringer
- versão Secretaria de Saúde
- outra versão ??

Solicitamos e a Sandoz ficou de nos enviar um relatório detalhando o que aconteceu, portanto as datas que vou colocar são aproximadas.
Utilizarei somente o nome Sifrol, que é patente da Boehringer para ser mais didatico ( ok Samuel )

Versão Sandoz

1- Maio de 2010

A Sandoz produziu e aprovou o Sifrol, na Suiça, conforme as normas exigidas

2- Final de Agosto de 2010

As Secretarias de Saude dos Estados de São Paulo e Bahia fizeram concorrências independentes para fornecimento do Sifrol, das quais participaram a Boehringer e a Sandoz, tendo sido ganhas pela Sandoz.
Portanto o Sifrol que já era fornecido pela Boehringer passaria a ser fornecido pela Sandoz.
Os outros Estados continuariam com o Sifrol fornecido pela Boehringer.

A Sandoz deveria entregar o Sifrol a partir de final de Setembro ou começo de Outubro.

O Sifrol produzido e aprovado pela Sandoz na Suiça em Maio foi analisado no Brasil e rejeitado porque continha um sub produto com indice de impureza acima do permitido.
Conforme a informação da Sandoz isto aconteceu porque o aluminio da embalagem reagiu com o medicame nto provavelmente durante o transporte para o Brasil.

Em meados de Outubro a Sandoz informou às Secretarias de Saudes de São Paulo e Bahia que não teria condições de entregar o Sifrol

3- Meados de Outubro

Basendo-se na impossibilidade de fornecimento pela Sandoz, as Secretarias de Saude deveriam em carater de emergência emitir rapidamente Pedidos de Compra ou Empenho para evitar a falta do Sifrol nos Estados.
Conforme nos informaram existe toda uma burocracia para dar andamento no novo Pedido de Compra, levando de 30 a 60 dias.
No caso de São Paulo, a publicação para compra saiu no Diário Oficial faz 2 ou 3 semanas atras, e o Pedido de Compra ou Empenho será entregue amanhã, 4a. feira, dia 22 de Dezembro, à Boehringer.

AGORA PODEMOS ENTENDER PORQUE O SIFROL ESTÁ FALTANNDO FAZ MAIS DE 2 MESE S
MEADOS DE OUTUBRO , NOVEMBRO E DEZEMBRO

De posse do Empenho a Boehringer fará entrega imediata do Sifrol para Estados de São Paulo e Bahia.

Como existe toda uma logistica para que se entregue rapidamente o Sifrol estou em contato com a Boehringer
para saber qundo exatamente o remédio estará chegando aos locais das Farmacias de Alto Custo

Infelizmente o tempo é curtíssimo porque no caso da Farmácia de Alto Custo da Unicamp de Campinas, estará fechada de 6a. feira, dia 24 de Dezembro e reabre na 2a. feira, 03 de Janeiro, que é exatamente o periodo que Sifrol deverá estar disponivel.

Mas temos, finalmente, 2 boas noticias informadas agora, 16 hs, dia 21 de Dezembro, pela Caroline, farmaceutica chefe da Farmácia da Unicamp, que são :

- a Farmácia de Alto Custo da Ponte Preta de Campinas estará aberta na semana que v em

- a Farmacia de Alto Custo da Unicamp de Campinas terá uma pessoa de plantão para atender as pessoas que estão cadastradas nesta unidade.
Porem antes de se dirigirem por favor telefonem confirmando a chegada do Sifrol pelo telefone 3521-7308

4- Questões em aberto

4.1 - Porque a Sandoz entrou em uma concorrência sem antes ter sido aprovado o Sifrol pelas normas brasileiras, ou seja, receberam o pedido em final de Agosto, e pelo que deduzimos, o Sifrol ainda estava em fase de aprovação, tanto é que foi rejeitado.

Neste aspecto a Sandoz admitiu que errou, pois deveriam primeiro aprovar o Sifrol no Brasil para depois coloca-lo a venda

A Sandoz nos informou que quando constatou que estva rejeitado o Sifrol, tentou adquirir da Boeringer, mas est a não concordou.
Alias a resposta de Boehringer somente poderia ser esta, pois não teria o menor sentido acudir seu concorrente, pelo menos é o que parece

4.2 - Se a Sandoz em meados de Outubro, informou às Secretrias que não poderia entregar o produto, será que um pedido emergencial deve levar 2 meses para ser emitido.
Neste aspecto vamos esclarecer junto as Secretarias quais os procedimentos devem ser seguidos e verificar o que pode ser feito para agilizar o andamento do pedido


4.3 - Perguntamos, se as Secretarias não deviam ter um estoquw de segurança ou reserva para cobrir uma falta imprevisivel como esta.
Tambem neste caso vamos nos esclarecer juunto as Secretarias

4.4 - Aqui faço um MEA CULPA, e com toda humildade, será que não houve uma falha das Associações de Parkinson em tomar medidas bem antes, em final de Outubro quando já estava começando a faltar o Sifrol
Ent ão eu pergunto onde erramos
Qual lição devemos tomar com o acontecido
Ficarmos mais atentos por exemplo
Termos uma melhor integração entre as Associações através dos chatts ou outros meios
Estabelecermos alguns sinais de alerta para agirmos
O fato mais importante é de que temos que tirar alguma liçao para se evitar acontecer uma situação tão grave, podemos até dizer um verdadeiro caos tamanho é o desespero e sofrimento de quem precisa do Sifrol ou outros medicamentos

etc . etc ...

Bem meus Amigos foi isto que aconteceu.
Samuel, Moacir e George, se esqueci alguma coisa me ajudem

Qualquer pergunta por favor estou á disposição
meu email :
omarrodrigues@uol.com.br

... um abração a todos

... Omar

4 comentários:

Unknown disse...

Obrigado ao Amigo Omar pela sua atuação, acho que agora todos irão entender o que esta acontecendo.
A nossa luta continua...

Unknown disse...

A pedido do Genário, Samuel faz abaixo suas considerações a respeito da reunião na Sandoz:

Prezado Amigo Genário

Estive afastado esses dois dias em virtude uma forte gripe, mas estou me recuperando. Obrigado pelo interesse. E Jane como vai?

O relato do Omar está correto. Eu acrescentaria dois outros pontos: a versão dada pela Sandoz é "para inglês ver". Não se entra num processo de licitação de fornecimento a um órgão público se não se tiver certeza absoluta de poder atender ao pedido do governo.

Ou seja deve ter antecipadamente a disponibilidade da mercadoria que irá entregar, em caso de sucesso na licitação. Claro que problemas técnicos podem afetar a entrega.

Aprendi certa vez na empresa que trabalhei de que "problema técnicos de embalagem não podem ser transferidos para o indefeso consumidor". A Sandoz deveria fazer o possível e o impossível para honrar o compromisso de entrega (fretar se fosse o caso um avião para trazer o remédio) a fim de atender a licitação à qual se habilitou. A Sandoz já operou no Brasil ao qual está voltando há dois anos para atuar na área dos genéricos.

Ela faz parte do conglomerado Novartis: nossa reunião foi feita em uma das dependências desta última empresa.

Outro desapontamento meu foi de que a referida reunião seria realizada na sede da minha Associação. A pedido do Senhor João Carlos foi transferida para para a Sandoz, pois segundo referido senhor, teria a participação do presidente que gostaria de entar presente no encontro.

Senti-me, assim como os demais, ter caido numa cilada, pois ali chegando nos foi dito que o presidente teve um imprevisto. Ora o nosso encontro já estava agendado com vários dias de antecedência!.

Por outro lado, mantive uma correspondência com um diretor da área de assistência farmacêutica da Secretaria da Saude de São Paulo sugerindo a ele uma aquisição urgente e emergencial do pramipexol fabricado pela Boehringer.

Em contato teléfonico com o Dr. Misiara, este me disse que vencidas todas as etapas burocráticas de empenho de verba, até 2ª feira o contrato com a Boehringer estará assinado, o que habilitará esta última na entrega emergencial, Em contato hoje com o Sr. Tadeu Arcolini, gerente de produto, até o fim deste mês o medicamento será entregue à distribuidora, que o fará chegar rapidasmente aos postos publicos de dispensação.

A licitação ganha pela Sandoz foi anulada, querendo isso dizer que daqui para frente haverá uma competição comercial entre os dois laboratórios mas espero que isso só poderá redundar em benefício para os parkinsonianos com a redução do preço do produto.

Era o que tinha a lhe dizer, ficando ao seu dispor

E.T. O representante da Sandoz nos disse que ela havia ganho as concorrências nos Estados do Bahia e São Paulo, tendo desistido de outros três. Assim o problema do desabastecimento afetou apenas nossos dois estados, sendo certo que nos demais, a Boehringer continua fornecendo regularmente o pramipexol.
Um abraço
Samuel

genario disse...

FALTOU SIFROL........
É lamentavel oque esta acontecendo.
Poderia a SANDOZ, ter participado da licitacao sem ter seu produto pela ANVISA? PQ as Sec de SAUDE DE SP E BA aceitaram suAS propostas?
segundo a sandoz: emm outubro avisou que nao tnha condicoes de entregar o produto?
PQ so agora em dezembro, quando seus estoques zeraram é que resolveram comprar do antigo fornecedor?
Os esdtados NEGLIGENCIARAM, essa e a verdade.
FSLTOU SIFROL FALTOU VERGONHA

Portal dos Sonhos disse...

Srs. bom dia. É a primeira vez que entro no seu site/blog. Minha mãe toma o medicamento Sinemet (Levedopa + Carbidopa) e tenho tido dificuldade de encontra-lo desde agosto. Não encontro nem generico, nem similar. Nada. É o mesmo produto desta discussão?
Espero que tenham sucesso na sua luta. Feliz Natal e meu abraço.
Luiz Manse