Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 18 de março de 2011

DE ONDE VÊM AS BOAS IDEIAS?

Alguns dias atrás deparei-me com este vídeo do YouTube, que não é novo, mas que uma amiga minha por acaso postou no Facebook e que eu, também por acaso, vi, cliquei e me dei ao trabalho de assistir. Estava distraído, em dívida com o blog, recuperando-me do carnaval, procurando por algo interessante sobre o qual escrever e, de repente, pronto … apareceu!

Como diz a última frase do vídeo, “O acaso favorece a mente conectada”.

Esse caminho aleatório e despropositado que me trouxe até aqui tem tudo a ver com o conteúdo do vídeo, de autoria do escritor científico Steven Johnson. De onde vem as boas ideias? … Uma pergunta universal que, no meu caso, poderia ser escrita também como “De onde vem as boas reportagens?” Ou as boas histórias?

Elas podem vir de qualquer lugar. Inclusive, muitas vezes, de onde você menos espera. Com certeza elas não aparecem “do nada”, como uma lâmpada que se acende repentinamente sobre a cabeça de alguém (o chamado “momento eureka!”). As ideias tem um tempo de maturação … e assim como uma semente precisa de água e nutrientes para dar à luz uma planta, uma grande ideia precisa ser alimentada com informações e outras ideias menores para se desenvolver e crescer. Caso contrário, pode até ter grande potencial, mas permanecer para sempre debaixo da terra, enterrada no seu cérebro. Será para sempre uma semente, nunca uma árvore. (...) segue

Veja o vídeo do You Tube

Fonte : Estadão.com.br/blogs

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo em numero e grau com as exposições do jornalista, o ocaso favorece as boas idéias, mas acrescentaria, alem de estar conectado com tudo nesse mundão globalizado é preciso estar sintonizado, saber triar e aproveitar as coisas boas e passar uma borracha nas coisas desagradáveis, muitas vezes mentes afins se comunicam de maneiras diferentes e estamos sujeitos a receber idéias (conselhos?) destrutivas, isso vai alem da nossa pobre imaginação como terrestres em evolução, ressalto entre o céu e a terra existe mais mistérios do que podemos imaginar.

Eu estou sempre sintonizado no bem maior para que minhas idéias possam de alguma forma levar aos amigos do coração algo de bom.

Coloquei minha posição do que chamo sintonia nas respostas da matéria, não quero de maneira nenhuma induzir quem quer que seja nas minhas convicções filosóficas, cada um é cada um, respeito muito isso